Novembro Azul

Câncer de próstata: prevenção ainda é o melhor tratamento

O câncer de próstata acomete principalmente homens mais velhos - média atual é de 66 anos; cerca de seis em cada 10 casos diagnosticados, são de homens nesta faixa de idade, sendo raro, mas não impossível, casos antes dos 40

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Novembro azul: é a vez de dar prioridade ao câncer de próstata
Novembro azul: é a vez de dar prioridade ao câncer de próstata

Cinco fatos sobre o câncer de próstata que você não sabia

Sem sintomas!
O câncer de próstata não apresenta sintomas e, raramente, quando isso acontece, o tumor já está em estado grave. Em geral é citado dificuldade de urinar e dores fortes na bexiga – por causa do tamanho do tumor. Fique atento!

Tabu desnecessário
O exame de toque, um dos mais eficazes na hora de detectar o tumor no paciente, ainda é um tabu. As mulheres – sim, as mulheres – são as que tomam a iniciativa e convencem os homens a passarem pela consulta.

Alguém da família já teve?
Se o homem tiver alguém da família – principalmente do lado paterno – que tenha tido o câncer de próstata, deve começar a fazer o check-up a partir dos 45 anos. Se não teve, pode começar a visitar o médico a partir dos 50.

Tem colesterol alto? Cuidado!
Pouquíssima gente sabe, mas manter o colesterol estabilizado pode ajudar a prevenir o câncer na próstata, sim! Inclusive, pacientes que têm o câncer e mantêm o colesterol controlado tem uma diminuição considerável na gravidade do câncer.

Essa você não sabia!
O sexo pode diminuir as chances do homem ser uma das 68 mil vítimas da doença. Apesar de a eficácia do sexo não ser totalmente comprovada, esse é o tipo de terapia que não tem contraindicação! Então, não custa tentar!

- Um dos objetivos do Novembro Azul é transmitir aos homens que não é necessário esperar o aparecimento de um sintoma para procurar um especialista. Ao contrário, em seus estágios iniciais, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas. Portanto, o fato de não sentir qualquer desconforto não deve ser visto como fator limitador para a realização de exames.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.