Prova

MA: mais de 54 mil candidatos faltaram no 2º dia do Enem

Quantidade de candidatos faltosos superou o número dos ausentes do primeiro dia do exame, quando 47.825 inscritos faltaram no Maranhão; prova foi realizada no domingo

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Na frente do Ceuma, grande movimentação antes da abertura dos portões
Na frente do Ceuma, grande movimentação antes da abertura dos portões (Enem)

Na segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que foi realizada no domingo, 10, faltaram, no Maranhão, 54.738 candidatos, número superior aos do primeiro dia de prova, quando se ausentaram 47.825 pessoas. O estado ficou na décima posição no ranking nacional, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São Paulo ocupou a primeira colocação, com 232.564 faltosos.

Segundo o Inep, dos 218.082 inscritos no Maranhão, compareceram 163.344 pessoas, o que representou um percentual de 74,9% do total. Já o número de faltosos representou 25,1%. Somando o primeiro dia com o segundo, verifica-se que 102.563 candidatos não fizeram a prova no estado.

Nacionalmente
Em termos nacionais, dos 5,1 milhões de inscritos, compareceram 3.709.809 (72,81%) pessoas para o segundo dia do Enem. Faltaram 1.385.579 (27,19%) de candidatos. De acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), foi o maior percentual de presentes na história do exame, superando o índice de participação de 2015, que teve um percentual de 72,67% de comparecimentos. A contagem é realizada desde 2009, quando o Exame Nacional do Ensino Médio adquiriu o formato atual. De 1998 a 2008, havia só um dia de provas.

Nacionalmente, 371 candidatos foram eliminados no segundo dia, de acordo com o Inep. Na semana passada, outros 376 participantes já haviam sido desclassificados. Contando os dois dias, portanto, são 747 inscritos eliminados. Importante destacar que o Enem de 2019 foi realizado com novas regras para garantir a segurança. A principal mudança foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova.

Dentro desse cômputo, também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.

Segundo dia
Na Região Metropolitana de São Luís, houve muita correria de candidatos quando faltavam poucos minutos para o fechamento dos portões, no segundo dia do Enem. Vários inscritos não entraram porque esqueceram um documento de identificação original, oficial e com foto. Antes das 11h, já havia uma concentração de pessoas na entrada dos locais de prova. Os “adiantados”, como são conhecidos, geralmente, residem em bairros distantes dos pontos onde fariam a prova do Enem.

Na entrada da Universidade Ceuma, campus Renascença, em São Luís, a aposentada Maria Gonçala Costa Ferreira, de 67 anos, levou a filha, Evelly Regina Melônio, de 17 anos. Elas chegaram ao prédio universitário por volta das 10h30. “A minha filha quer fazer Física. Ela estudou bastante durante o ano. Como moramos longe, saímos cedo de casa, para não ter desculpa de ter perdido a prova por causa de atraso”, explicou a idosa, que reside no Cumbique, município de Raposa.

Faltando cinco minutos para o fechamento do portão, quando o vigilante já se articulava para o procedimento, houve uma intensa correria na entrada da Universidade Ceuma. Um rapaz, no desespero, quase pulou a catraca, pensando que não daria tempo. Um grupo de jovens que vendia água na calçada do campus corria junto com os candidatos, impulsionando-os para que não chegassem atrasados, ou seja, depois das 13h.

Pontualmente, às 13h, o vigilante fechou o portão. Após esse tempo, ainda chegaram seis candidatos, que não puderam entrar. Uma mulher não conseguiu correr, porque sofre de asma. Ela ainda sentiu um mal-estar e recebeu um copo d’água, e foi colocada devagar para se sentar, para restabelecer a respiração.

SAIBA MAIS

AS PROVAS

Os candidatos tiveram dois domingos de provas, com 90 questões de múltipla escolha em cada um. No primeiro, realizado em 3 de novembro, foram 45 sobre Linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 sobre Ciências Humanas e suas tecnologias, além da redação sobre “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. No segundo dia, foram 45 sobre Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática.
Os portões foram abertos às 12h. O fechamento ocorreu às 13h. As questões só puderam ser respondidas às 13h30. Diferentemente do primeiro dia, o término das provas ocorreu às 18h30. No dia 13 de novembro, o Inep fará a publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões. Em janeiro de 2020, serão divulgados os resultados individuais.
Em março, ocorrerá a divulgação dos resultados dos “treineiros”, estudantes menores de 18 anos que não vão concluir o Ensino Médio no mesmo ano letivo em que é aplicado o Exame (alunos do primeiro e do segundo ano, por exemplo).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.