Competição

São Luís sedia competição nacional de bombeiros

Prova "Bombeiro de Aço" terá um circuito montado no Multicenter Sebrae, em que os competidores terão, dentre outras atividades, que arrastar um manequim de 80kg e apagar uma chama de fogo com esguicho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001][e-s001]Bombeiros de todo o Brasil participam na próxima semana do Seminário Nacional dos Bombeiros, que pela primeira vez será sediado por São Luís e realizado no Multicenter Sebrae. Na programação, que inicia no dia 12 e segue até o dia 14 de novembro, estão competições, feiras e palestras com autoridades da segurança pública nacional.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo, a escolha de São Luís como sede, algo inédito para a corporação maranhense, representa um marco para o CBMMA.
“Para nós, é uma honra receber delegações de todo o país e uma grande responsabilidade organizar um evento deste padrão em nossa casa. É uma prova da confiança e respeito conquistados pela nossa corporação. Desejamos retribuir proporcionando dias proveitosos, com muito conhecimento compartilhado e que nossos colegas sintam-se em casa. Agradeço o empenho de minha equipe, que tem planejado e executado com maestria para qu e tudo esteja em ordem”, afirmou.

O evento, o maior da América Latina na área, agrega experiências e relatos de palestrantes que vivenciaram os grandes desastres ocorridos no Brasil este ano, como é o caso do comandante geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Edgard Estevão da Silva, responsável pela palestra que abre o Seminário: Serviço Integrado dos Corpos de Bombeiros Militares na Operação Brumadinho. Outro ponto alto do evento será o lançamento do Protocolo Nacional de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio e workshop do protocolo, ambos previstos para a quarta-feira (13).

As provas técnicas são outra atração concorrida no Senabom. É o momento em que os bombeiros demonstram, na prática, requisitos acionados diariamente: força, velocidade de resposta e habilidades no salvamento. O Campeonato Nacional de Salvamento Aquático tem provas previstas para a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e para a praia. Este ano, o campeonato contará com mais uma prova: o revezamento 4x50m com obstáculos. Outra prova destaque do campeonato é o Aquathlon, que intercala corridas na areia à natação.

A prova “Bombeiro de Aço” terá um circuito montado no Multicenter Sebrae, em que os competidores terão, dentre outras atividades, que arrastar um manequim de 80kg e apagar uma chama de fogo com esguicho. Vence e pode ser considerado o “melhor” bombeiro do Brasil aquele que fizer a prova em menos tempo.

Haverá espaço na programação para os cães treinados pelos militares, que poderão realizar tarefas técnicas em busca da certificação nacional, para serem oficialmente utilizados nos salvamentos. Provas de obediência e destreza bem como de busca de restos mortais vão avaliar o faro, a precisão e a agilidade dos cães que almejam o título de bombeiros. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site www.senabom2019.com.br.

Durante todo o evento, estará disponível para visitação e negócios a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências – FIPIE, que trará inovações tecnológicas e os lançamentos em equipamentos do segmento, com a exposição de viaturas, equipamentos de proteção individual (EPI), trajes para combate a incêndio. Uma feira de artesanato, com comerciantes e artesãos locais, permitirão aos visitantes conhecer um pouco da cultura e tradição maranhenses.

Missão da corporação
Segundo o coronel Célio Roberto, os sinistros ocorridos este ano trouxeram ainda mais visibilidade ao trabalho do Corpo de Bombeiros, instituição que tradicionalmente se configura como uma das mais confiáveis do Brasil. Ele comenta que apesar de todos os desafios do bombeiro militar, ao lidar com as adversidades no dia a dia, receber o apoio da população é reconfortante.

“O retorno da população é medido em pesquisa. Pelo 11º ano consecutivo, desde que se começou a medir o nível de satisfação das organizações com maior credibilidade em nosso país, os corpos de bombeiros militares estão encabeçando a pesquisa. Este é o feedback que temos da população pelo nosso trabalho. Somos duplamente abençoados, porque escolhemos uma profissão que é um sacerdócio, trabalhamos atendendo as pessoas nos momentos mais difíceis, ajudando ao próximo e fazendo o bem. E somos remunerados por isso”, comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.