Preparação

Às vésperas do segundo dia do Enem, alunos recebem reforço e lazer

Revisões estão sendo reforçadas para a prova de Exatas; momento de descontração foi oferecido aos alunos do curso em uma casa de apoio

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001]A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada neste domingo, 10. Os candidatos, assim como antes do primeiro dia de provas, ficam ansiosos e com expectativa para se saírem bem. Para aliviar o estresse típico das vésperas da avaliação, o Curso One preparou revisões da área de Exatas. Os conteúdos foram reforçados nesta reta final. Além disso, um momento de lazer foi oferecido aos alunos, em uma casa localizada perto da praia, na região da Avenida Litorânea, em São Luís, com massagens, atividades esportivas e oração.

Conforme o proprietário do Curso One, Henrique Paiva, o foco da semana foram as disciplinas que serão alvo das provas neste domingo. Por este motivo, os alunos receberam aulas de Biologia, Química, Física e Matemática. Em virtude de o Exame, em sua segunda etapa, conter apenas questões de Exatas, as aulas de Humanas foram canceladas. “Esse é o preparatório para o aspecto intelectual, que tem caráter de revisão. Estamos focados nisso, para que nossos alunos assimilem os conteúdos direcionados ao segundo dia do Enem”, explicou ele, que é professor de Física.

De acordo com Paiva, nenhum professor transmitiu conteúdo novo, para evitar estresse, angústia ou decepção. O objetivo é revisar o que já foi falado durante o ano, para cada disciplina de Ciências da Natureza e Matemática. “Cada professor sabe o que o Enem mais cobra. Eles conhecem as provas, pois são experientes e gabaritados. Eles trazem as últimas dicas, a cereja do bolo, digamos assim. Então, a semana é para isso, para deixar o aluno ficar melhor do que ele já está”, enfatizou o proprietário do curso.

Outra preocupação é com o aspecto emocional dos matriculados do curso. Segundo Henrique Paiva, os professores do One, ao encerrarem suas aulas, têm um momento com os alunos, para deixarem uma mensagem positiva e contarem sobre suas experiências como docentes ao longo do ano. “Sobretudo no último dia de aula, isso é importante. É um instante de despedida. Eles desejam boa prova aos alunos. Isso se resume a agradecimento e motivação. Tem sido muito bom. Os alunos choram. Há professor que coloca uma música, que gera um bem-estar”, descreveu o empresário.

Momento de lazer
Na sexta-feira, 8, os alunos do Curso One passaram a tarde e noite em uma casa de apoio, como ocorreu nas vésperas do primeiro dia do Enem. No imóvel, eles utilizaram quadra de basquete, participaram de karaokê, fizeram tranças e receberam massagens, tudo de forma gratuita. Também houve brincadeira de tênis de mesa, disponibilidade de piscina e sinuca. Foi uma espécie de confraternização, para que todos relaxassem o corpo e a mente.

Os alunos descontraíram e liberaram a tensão. À noite, houve um momento de oração e uma vigília proposta pelos próprios alunos do curso. “Isso afasta a ansiedade. Pela segunda vez, estamos fazendo isso. É bom, porque eles se emocionam, recebem uma esperança, renovam a fé. Um faz oração pelo outro. Eles se abraçam. É muito bonito”, declarou o professor Henrique Paiva.

‘Revisão Enem’
Neste sábado, 9, os alunos do curso realizam a última revisão, à tarde, na unidade da empresa, que fica na região do Jardim Renascença, em São Luís. De manhã, os professores do One participam do “Aulão Presencial”, que integra a “Revisão Enem”, projeto do Grupo Mirante, no Cinesystem, Rio Anil Shopping. Para este evento, 400 pessoas se inscreveram. A expectativa é de cinema lotado, como ocorreu no sábado passado.

[e-s001]Expectativa dos alunos
O segundo dia do Enem está se aproximando. Para os alunos do Curso One, o momento tem de ser dedicado a estudar e também relaxar. Ângelo Neres Ferreira Santos, de 22 anos, que já cursa Medicina na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), quer passar para a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “No primeiro dia de provas, eu fui bem, na mesma média do ano passado. Mas claro que dá para melhorar no segundo dia”, declarou o estudante.

Também querendo ingressar em Medicina, Élida Montalvão, de 19 anos, disse que está estudando muito, não apenas na reta final, como durante o ano. “Há alunos que não gostam de estudar perto da prova. Eu, particularmente, gosto, para revisar o que estudei ao longo dos meses. Se eu deixar muito relaxado, meu cérebro vai ficar preguiçoso na hora da prova. Esse é o meu estilo, mas a rotina de outras pessoas é diferente”, comentou a jovem, que é natural de Dom Pedro, mas reside em São Luís há um bom tempo.

Foco em Medicina
Henrique Paiva ressaltou que o curso existe há cinco anos, após o sucesso de uma escola de reforço da família, que aprovava vários alunos em vestibulares para Medicina. Somente em 2018, foram quase 200 aprovações de matriculados no One em Medicina. Esses números, conforme o empresário, devem aumentar para 2019. “Nós temos cerca de 500 alunos no curso. Todos querem Medicina. É puxado. Mas nossos professores possuem capacidade diferenciada, nossas instalações são diferenciadas. O aluno pode virar a noite. Temos dormitório à disposição, geladeira, microondas. O ambiente torna possível a permanência deles aqui”, frisou ele.

Ele observou que ex-alunos sempre visitam a sede da empresa, como uma forma de reconhecimento pelo que conseguiram em suas vidas, depois de terem assistido às aulas. “Cria-se um vínculo. São laços difíceis de serem quebrados. Nós participamos da construção do futuro deles. Eles não esquecem o One. O curso é uma família. Entre os funcionários e alunos, existe um clima de abraço, de estar junto. A gente chora junto, sorri junto, comemora junto”, salientou Henrique Paiva.

Prova de Exatas
Neste domingo, 10, serão aplicadas questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias/Matemática e suas Tecnologias. O candidato, assim como na primeira fase do Exame, deve apresentar um documento de identificação original, oficial e com foto. São válidos documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com fotografia, Certificado de Reservista,
Passaporte e Carteira de Trabalho.

Para a prova, serão aceitas somente canetas esferográficas de tinta preta, fabricada em material transparente. Apesar de não obrigatório, é aconselhável levar o Cartão de Confirmação da Inscrição. É proibido o uso de materiais como corretivo, borracha, lápis, livros, manuais, régua, óculos escuros, calculadoras, smartphone, tablets, fones de ouvido, caneta de material não transparente, chave com alarme e artigo de chapelaria.

Antes de entrar na sala, o candidato receberá um envelope porta-objetos, para guardar todos os itens listados como “proibidos”. Esse envelope deve ser colocado debaixo da carteira, com eletrônicos (como o celular) desligados. A abertura dos portões será as 12h (horário de Brasília), e serão fechados às 13h. A prova será iniciada às 13h30. Diferentemente do primeiro dia do Enem, o término da prova será 18h30, e não às 19h.

O Cartão-Resposta e a Folha de Redação terão o nome do candidato, e virão encartados no Caderno de Questões. Serão entregues a partir das 13h. Depois desse horário, será proibido ir ao banheiro sozinho.

Às vésperas do segundo dia do Enem, alunos recebem aulas reforçadas e dia de lazer

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.