Já é Natal

Campanha Papai Noel dos Correios tem 8 mil cartas para adoção no MA

Projeto foi lançado ontem, em São Luís; outros 20 municípios fazem parte da campanha no estado; cartinhas podem ser adotadas até 6 de dezembro; crianças carentes e cheias de sonhos contam com a sensibilidade das pessoas

Monalisa Benavenuto / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001]A edição 2019 da Campanha Papai Noel dos Correios, realizada há 30 anos em todo o Brasil, foi lançada ontem, 7, no Shopping do Automóvel, em São Luís. O projeto que, a princípio, era realizado internamente, hoje conta com parceria de instituições públicas e privadas e, também, da sociedade civil. Em 2018, a campanha distribuiu mais de 7 mil brinquedos no estado e, para este ano, a meta é beneficiar cerca de 8 mil crianças maranhenses. Adoções de cartas podem ser feitas até 6 de dezembro, nas agências do Centro e Calhau.

Dezembro se aproxima e já dá para sentir no ar um cheirinho do Natal. Nesta época, todos os anos, crianças do país inteiro começam a escrever cartinhas com pedidos direcionados ao Bom Velhinho. Há 30 anos, funcionários dos Correios, comovidos com as mensagens escritas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram atender alguns pedidos. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas pelos brasileiros, o Papai Noel dos Correios.

“Essa é uma data que fazemos questão de frisar pela importância, pela magnitude dessa campanha que, após três décadas, está mais ativa do que nunca. Foi uma campanha que começou pelos carteiros que, por curiosidade, resolveram abrir as cartas destinadas ao Papai Noel e, comovidos com as histórias, começaram a adotá-las. Hoje, o projeto expandiu e conta com a parceria de muitos padrinhos, que nos ajudam a materializar esse sonho de crianças, que é receber um presente do Papai Noel”, contou o coordenador regional de vendas dos Correios, Silvio Eduardo Silva.

Cartinhas para Papai Noel
Ao longo dessas três décadas, a campanha conseguiu atender pedidos de mais de 6 milhões de cartinhas, muitas delas com histórias emocionantes de solidariedade. A corrente do bem, que une esforços de empresa, empregados e voluntários para atender aos pedidos de presentes, presenteou, em 2018, quase 7 mil crianças maranhenses e, para este ano, pretende atingir a marca de 8 mil cartas atendidas. Números que, para os Correios, reforça o papel da empresa na sociedade, conforme declarou o coordenador regional da campanha, Sebastião Santos.

“Essa é uma campanha que mexe com todo mundo, com a emoção da gente, das crianças, principalmente, que têm esses sonhos tirados do papel e realizados. Isso tudo é muito gratificante para todos nós e, para empresa, então, no momento que atravessamos atualmente, é uma oportunidade de demonstrarmos para a sociedade, incluindo essa juventude que estamos formando, a importância dos Correios”, frisou.

Atualmente, o projeto beneficia estudantes de escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias com as Secretarias de Educação, a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.

Em São Luís, cerca de 1.400 cartas foram recebidas pelos Correios. Delas, aproximadamente 900 serão adotadas por instituições públicas e privadas parceiras da campanha e outras 500 estarão disponíveis para que a população apadrinhe. Além da capital, outros 20 municípios do Maranhão fazem parte do projeto neste ano.

Para que tudo isso possa se tornar realidade, os Correios contam com a ajuda de milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a fazer a magia do Natal acontecer. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do país, pode participar da campanha e fazer a alegria de uma criança. Adote uma cartinha e, neste Natal, seja você também um ajudante do Papai Noel.

Todas as cartinhas escritas pelas crianças ao Papai Noel já estão disponíveis nas agências dos Correios do Shopping do Automóvel e Praça João Lisboa e poderão ser adotadas até 6 de dezembro, que é a data limite para entrega dos presentes no ponto de adoção. Os Correios se responsabilizam pela entrega do presente à criança em sua escola ou instituição.

[e-s001]Presente antecipado
Durante a abertura oficial do evento em São Luís, realizada ontem na praça de alimentação do Shopping do Automóvel, no Calhau, além de funcionários da estatal, estiveram presentes o personagem central da festa, o bom velhinho, e crianças da União de Moradores do Pau Deitado - comunidade localizada na zona rural da Região Metropolitana de São Luís. Para uma delas, Keythy Wysley Almeida, de 12 anos, o Papai Noel chegou mais cedo.

A pequena, que pediu ao Papai Noel um dia no Valparaíso Acqua Park, foi surpreendida pelo gerente comercial da empresa, que lhe presenteou com um passaporte, válido para seis meses, com direito a acompanhantes. “Estou muito feliz, queria muito conhecer o Valparaíso com a minha família”, exclamou.

E seguindo a oração que diz que “é dando que se recebe”, a alegria contagiou, também, quem entregou o presente. “Mesmo sendo uma empresa, sempre buscamos manter um olhar humano e, quando recebemos a carta da Keythy, não pensamos duas vezes e decidimos realizar esse desejo. É muito gratificante poder cuidar das pessoas e saber que causamos o sorriso de uma criança, não tem preço”, contou Elinaldo Vasconcelos, gerente comercial do Valparaíso.

SAIBA MAIS

TIRE SUAS DÚVIDAS

Posso ir em qualquer agência dos Correios adotar uma carta?
Não são todas as agências dos Correios que disponibilizam cartas para adoção.
Há limite de cartas para adoção?
Não há limite de cartas por padrinho, mas o padrinho é responsável pelas cartas que adotar. Lembramos que uma desistência impede que a carta seja adotada por outro padrinho.
Eu poderei escrever uma carta para a criança?
Não. Como forma de proteger a criança e a sua privacidade, os Correios, em atendimento à recomendação do Ministério Público, não divulga os dados de localização da criança.
Eu poderei solicitar informação da entrega do presente pelos Correios?
Sim. Contudo, não poderão ser apresentados dados de contato, os quais serão retirados pelos Correios.
Qual a destinação dos presentes de crianças não localizadas?
Caso os presentes não possam ser entregues às crianças (em razão de endereço insuficiente, incorreto ou mudança de destinatário, entre outros motivos), serão doados pelos Correios a instituições sem fins lucrativos.
Como a minha escola poderá participar da campanha?
A parceria dos Correios com escolas é por intermédio das secretarias estadual ou municipal de Educação, portanto, as escolas participantes são selecionadas por essas secretarias.

COMO PARTICIPAR

1. Entre em contato com os Correios ou acesse o blog da campanha. Data, local e horário serão definidos pelo responsável dos Correios na sua localidade.
2. Escolha as cartas que adotará.
3. No ato da retirada da carta, deverão ser informados nome e telefone de contato.
Importante
– Entregue os presentes já embrulhados;
– Mesmo que seja mais de um brinquedo para a mesma criança, faça um único pacote, utilizando caixa ou papel pardo (reforçado)
– Caso o brinquedo seja frágil, acondicione-o de forma adequada, utilizando caixa, e escreva “Frágil” no pacote
– Bicicletas devem ser entregues, preferencialmente, em caixas
– Identificação do presente: a carta possui uma identificação. Recorte o cabeçalho e cole no pacote ou escreva o número de identificação da carta na embalagem do presente. Os presentes deverão ser numerados com a mesma numeração da carta, pois é esse número que identificará o endereço da cartinha adotada
– Lembre-se de entregar os presentes nos locais e prazos definidos pelos Correios da sua localidade
Sua empresa também está inspirada pela magia do Natal e deseja tirar sonhos do papel? Se a adoção for acima de 80 cartas, é simples, basta preencher o cadastro dos Correios Para quantidades menores, é só ir até um dos pontos de adoção dos Correios, que entrará em contato e ajudará na missão, dando mais informações e formalizando sua participação. Depois, é só espalhar as cartas na sua empresa, incentivando todo mundo a participar.

Pontos de adoção de Cartas em São Luís
Correios- Central

Praça João Lisboa
Telefone: (98) 3231-6324
Correios - Calhau
Shopping do Automóvel
Av. dos Holandeses ,
Telefone: (98) 3248-1459
Período de Adoção de Cartas: 6/10 a 6/12/2019
Período de recebimento dos presentes: 4/11 a 6/12

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.