Evento

Expo Indústria Maranhão é aberta com rodada de negócios

Evento acontece no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, e vai até o dia 8; no primeiro dia houve ações educativas, culturais, palestras, oficinas e além de atividades que mostraram o valor do ramo industrial para geração de emprego e renda

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Superintendente do Sebrae, Raimundo Coelho, discursa na abertura da Expo Indústria e Negócios, no Multicenter
Superintendente do Sebrae, Raimundo Coelho, discursa na abertura da Expo Indústria e Negócios, no Multicenter

Foi aberta, nesta quarta-feira, 6, a 3ª edição da Expo Indústria Maranhão, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, com a participação de diversas empresas maranhenses, de vários segmentos industriais, como vestuário, panificação, reparos de veículos, cervejarias, games e turismo. Realizada pela Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), a iniciativa contempla arenas temáticas, rodadas de negócios, programação cultural e palestras.

A Expo Indústria é considerada uma das maiores feiras multissetoriais do Nordeste, e teve início por volta das 19h, embora, desde as 17h, diversas atividades começaram a ser realizadas. Raimundo Coelho, presidente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA), discursou na abertura para um grande público. O empresário falou da importância da exposição, que tem como um dos objetivos dar suporte para vendas de produtos comercializados no Maranhão, por meio de vários ramos, como construção, metalurgia, bebidas e celulose.

“Nós estamos com 6 espaços, em estandes com muita novidade, inovação e espírito de empreendedorismo. A ideia é ajudar o setor industrial e aquelas pessoas que pensam em empreender, para estimular a economia e incentivar os negócios. Precisamos desenvolver ainda mais o Brasil, que está em marcha para o progresso”, declarou Raimundo Coelho. De acordo com ele, o Sebrae/MA já atendeu, neste ano, 20 mil empresas, números que impressionam.

O presidente do Sebrae/MA enfatizou que as micro e pequenas empresas representam 27% das riquezas do Brasil. E que, na Expo Indústria, a instituição estava com uma equipe de profissionais para oferecer treinamento e capacitação. “A indústria é uma grande geradora de emprego e renda. Isso reflete diretamente na economia do País”, ressaltou Raimundo Coelho.

Edilson Baldez, presidente da Fiema, durante discurso na abertura da feira multissetorial, no Multicenter Sebrae
Edilson Baldez, presidente da Fiema, durante discurso na abertura da feira multissetorial, no Multicenter Sebrae

Na sequência dos discursos, o presidente da Fiema, Edilson Baldez, disse que o evento se constituiu num grande momento para a indústria do Maranhão, cuja tendência é crescer por conta dos investimentos que estão sendo feitos. “A exposição é um divisor entre um passado sombrio e um futuro promissor. Estamos na era digital. A indústria 4.0 está aí para comprovar. Tudo está progredindo. Vejam a energia eólica, a energia solar. Precisamos trabalhar juntos para desenvolvimento econômico e social do Brasil”, pontuou ele.

Em seguida, o presidente da Fiema destacou que “o Maranhão tem potencialidades que fascinam os investidores e atraem empreendimentos para o seu imenso território”, ressaltando a capacidade de crescimento do setor industrial na economia maranhense.

O evento

No primeiro dia, ocorreram palestras, oficinas, rodadas de negócios, atendimento em consultoria e orientação empresarial para os visitantes. Para o evento, 170 empresas aderiram. O espaço conta com 70 estandes. No espaço reservado para Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), alunos da cidade de Bacabal/MA exibiram dois protótipos de uma trava antifurto, para motocicletas e capacetes, que foram criados por eles mesmos.

Os protótipos possuem chaves de segurança, que, segundo o projeto, são levadas pelo piloto quando deixam as motocicletas estacionadas. Somente com elas, o objeto é destravado. “Se um criminoso se aproximar, ele não vai poder levar o capacete, porque fica preso ao veículo. Nós criamos isso pela necessidade, pois, em Bacabal, ocorrem muitos roubos e furtos de motos”, explicou o estudante José de Ribamar, que projetou a trava juntamente com José Roberto e João Paulo.

No estande do Serviço Social da Indústria (Sesi), alunos do Ensino Fundamental apresentaram robôs que criaram com a supervisão do professor Cassio Silva, da disciplina Robótica Educacional. Dentre os objetos, foi exibido um braço robótico, que auxilia no transporte de carga pesada. Também mostraram a cesta contadora e o robô lançador. Assim como “Znape”, um cão robótico.

“Os alunos passaram duas ou três semanas para programarem e construírem esses robôs. Nós focamos na competência técnica e socioemocional, pois os jovens desenvolvem o trabalho em equipe, a capacidade de expressão e a resolução de problemas”, esclareceu o professor João Linhares, da disciplina Informática.

A feira industrial também contou com uma variedade de produtos, como carregadores de energia solar, para abastecer carros 100% elétricos, e comidas produzidas no Maranhão, como doces, geleias, molhos, brigadeiros, bolos e picles. “Eu achei muito interessante. É fantástico. Parece que estamos em nova era, com muita tecnologia. O bom é que ficamos sabendo das novidades”, comentou a estudante de Pedagogia Maria de Fátima, que levou a filha de 5 anos para o evento.

Outras atrações

Realizada pelo Sistema Fiema, com correalização do Governo do Estado e Sebrae-MA, a Expo Indústria 2019 se consolida como a maior feira multissetorial do Nordeste, e estima receber, até o dia 8 de novembro, um público de 15 mil pessoas. A cerimônia de abertura reuniu autoridades políticas, entidades de classe, lideranças, imprensa e público em geral.

Este ano, a feira atenta aos avanços e tendências da Nova Era da Indústria e desenvolve os pilares - Indústria Criativa, Indústria 4.0 e a Economia Digital e Infraestrutura: Logística e Energia. Em um espaço de 11.482 m², e uma programação repleta de atividades para receber o público. Os espaços da Arena, Plenarium, Oficina de Novos Negócios, Food Lounge (Festival de Food Truck), Expo Party, Rodada de Negócios, Arena Robótica, Salas Multiuso, estão entre as atratividades da Expo Indústria 2019.

A Expo Indústria tem em sua programação várias palestras, rodadas de negócios e oficinas. Na abertura, ocorreu a palestra “Start You Up! Arte de concretização de ideias”, do professor mestre Bruno Seabra Mendonça Lima. As outras foram “Atuação profissional na indústria 4.0”, de Fábio Arruda; “Tendências Tecnológicas e o Poder da Informação”, com Ricardo Coelho; e “Como se desenvolver na era exponencial”, com Romulo Martins.

O evento terá prosseguimento hoje e amanhã, com várias atrações, das 17h às 22h. Entre as novidades da Expo Indústria deste ano está a Expo Party, espaço reservado para a troca de conhecimento e apresentação de soluções de negócios, com simuladores 3D, games, protótipos e laboratório aberto de inovação. Além da Oficina de Novos Negócios, onde são oferecidas informações técnicas para quem deseja iniciar um novo negócio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.