Abstenção

Mais de 47 mil candidatos faltaram ao primeiro dia do Enem no Maranhão

Estado ficou na 10ª colocação em número de faltosos ao exame, com 47.825 ausentes. A segunda etapa do Enem, que terá questões de ciências exatas, será realizada no próximo dia 10

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Candidatos ao Enem fazem fila para ter acesso a local de prova, em São Luís
Candidatos ao Enem fazem fila para ter acesso a local de prova, em São Luís (Enem Ceuma)

Um total de 47.825 candidatos faltaram ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Maranhão, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Ao todo, foram 218.082 inscritos no estado, que ocupou a 10ª colocação dentre as unidades federativas do Brasil com maior quantidade de ausentes.

De acordo com o Inep, do total de inscritos no Maranhão, compareceram 170.257 pessoas para fazer as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas, o que equivale a 78,1% de presenças. Já os faltosos representaram 21,9% de ausências. Importante destacar que o Enem foi realizado em 79 municípios maranhenses.

Do total de inscritos no Exame, 34% optaram por responder a prova na capital maranhense e 8,3% escolheram fazer o Enem em Imperatriz.

Ranking dos faltosos

O Maranhão ficou na 10ª posição no que se refere ao número de faltosos no primeiro dia de provas do Enem. Em primeiro lugar do ranking apareceu São Paulo, com 193.532 ausentes. Na sequência, vieram Minas Gerais, com 125.831; Bahia, com 92.695; Rio de Janeiro, com 79.508; Ceará, com 63.283; Pará, com 61.247; Pernambuco, com 59.280; Rio Grande do Sul, com 51.755, e Paraná, com 49.076.

Em todo o país, faltaram 1,2 milhão de candidatos, o que representou um percentual de 23% do total de 5,1 milhões de inscritos, de acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Segundo o MEC, 376 pessoas foram eliminadas no Brasil por descumprirem as regras do exame. Neste ano, o Enem passou a ter uma nova regra: candidatos cujos aparelhos eletrônicos emitissem qualquer som, mesmo dentro do envelope porta-objetos, seriam eliminados.

O índice total de abstenções do Enem 2019 será fechado somente após o segundo dia do exame, que será realizado no próximo domingo, 10. Quem não fez a prova de Ciências Humanas, Redação e Linguagens poderá fazer a de Ciências da Natureza e Matemática.

Correria e engarrafamentos

No primeiro dia do Enem, houve muita correria e engarrafamentos. Vários inscritos chegaram atrasados e não puderam entrar nos locais de provas, pois os portões foram fechados às 13h. Apesar de o horário de entrada ter sido amplamente divulgado pelo Inep, houve a correria típica dos candidatos nos locais de prova. Na Universidade Ceuma, Campus Renascença, um rapaz, que não quis se identificar, chegou ao prédio universitário dois minutos após o tempo de espera para entrada dos participantes e foi barrado no portão.

Segundo ele, o atraso aconteceu em decorrência de um congestionamento na Avenida São Luís Rei de França, no Turu. “Eu moro no Parque Vitória, em São José de Ribamar. É longe. Por isso, saí antes das 11h de casa. Não imaginava que enfrentaria um engarrafamento tão extenso ali. Dentro do ônibus, já comecei a ficar nervoso, pois percebi que não daria tempo. E foi o que aconteceu, infelizmente”, comentou o candidato.

O jovem ainda tentou entrar pedindo a abertura do portão ao vigilante e a policiais militares que faziam a segurança do Campus, mas não obteve êxito porque as regras do MEC são bem rígidas com relação aos horários. Em cima hora, outras quatro pessoas (dois rapazes e duas garotas) chegaram à Universidade Ceuma faltando apenas dois minutos para o fechamento do portão. Antes de passar nas catracas, um dos garotos ainda teve tempo de comprar uma caneta preta das mãos de um vendedor que, ao ver o desespero do estudante, aproximou-se para faturar.

Na entrada do prédio universitário, formou-se uma espécie de “corredor”, cujas pessoas gritavam e incentivavam os chamados “retardatários” a correr mais rápido. Os que conseguiam entrar eram aplaudidos pelo grupo.

Venda de produtos

Nas entradas de todos os locais de prova, havia intensa concentração de vendedores ambulantes. Produtos diversos, como chicletes, biscoitos, sucão, água, frutas e refrigerantes eram oferecidos aos candidatos. A caneta preta, já que a azul não foi permitida para a realização do Enem, foi o objetivo mais comercializado na porta dos prédios. Até barracas improvisadas de churrasquinho, batata frita e cachorro-quente foram instaladas nas calçadas.

José Ribamar Soares vendeu, na entrada da Universidade Ceuma do Renascença, garrafas de “água milagrosa”, para dar sorte aos candidatos. “É água benta. Ela foi benzida antes de eu sair de casa. A cada garrafa vendida, eu pedia aos jovens que também fizessem o sinal da cruz antes do início da prova, para que tivessem a proteção divina”, revelou o ambulante.

Perto dele, os demais vendedores disputaram em vozes para persuadir os candidatos com relação à venda dos produtos. Os evangélicos Kerolay Franklin, Rafael Rocha, Laira Tereza e Alex Christhian, da Igreja Batista do Calhau, comercializaram água mineral, com o intuito de arrecadar dinheiro para um retiro que ocorrerá no próximo ano, no período do Carnaval.

“A gente chegou aqui com uma média de 350 garrafas. Venderemos todas, porque só faltam cinco. Também estamos com outra equipe da igreja na porta da UNDB”, observou Kerolay Franklin.

Vazamento da prova

No início da tarde de domingo, vazou uma foto com o teor da prova do Enem. De acordo com o ministro da Educação, o ato teria sido praticado por um aplicador de provas que, notando a ausência de três candidatos, abriu os cadernos e fotografado. Na avaliação de Weintraub, o episódio, que teria ocorrido no estado de Pernambuco, não provocou danos ao Exame, pois aconteceu após as 13h, quando os estudantes estavam todos nas salas, e os procedimentos de segurança já haviam sido adotados.

“Isso aparentemente aconteceu em Pernambuco, e a gente já está chegando ao nome da pessoa”, informouy o ministro em vídeo postado no Twitter. Segundo ele, o caso está sendo investigado pela Polícia Federal.

Próximo domingo

No próximo domingo, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias, conforme o cronograma do Enem, amplamente divulgado no portal do Inep. Os portões serão abertos às 12h. O fechamento será às 13h. As questões só poderão ser respondidas às 13h30. Diferentemente do primeiro dia, o horário de término das provas será às 18h30.

No dia 13 de novembro, o Inep fará a publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões. Em janeiro de 2020, serão divulgados os resultados individuais. Em março, ocorrerá a divulgação dos resultados dos “treineiros”, estudantes menores de 18 anos que não vão concluir o Ensino Médio no mesmo ano letivo em que é aplicado o exame (alunos do primeiro e do segundo ano, por exemplo).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.