Premiação

Concurso Internacional de Redação de Cartas premia alunos e escolas no Maranhão

Tema do concurso de 2019 foi "Escreva uma carta sobre o seu herói". Entre as quase 7 mil redações que participaram do certame

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
José Nilton, diretor do Colégio Marista São Pio X, de Balsas, Adão Miranda, supervisor operacional dos Correios, e Leonardo França Abreu, aluno vencedor da fase estadual
José Nilton, diretor do Colégio Marista São Pio X, de Balsas, Adão Miranda, supervisor operacional dos Correios, e Leonardo França Abreu, aluno vencedor da fase estadual (Correios carta)

Os Correios realizaram na última semana a premiação dos estudantes e escolas vencedores da fase estadual do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas em Balsas, Dom Pedro e Coroatá, de onde saíram os três primeiros colocados do Maranhão.

O vencedor estadual foi Leonardo França Abreu, aluno do Colégio Marista São Pio X, de Balsas. Em segundo, ficou Clara Regina Muniz de Almeida, do Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, de Dom Pedro. Em terceiro, a Cristine Vitória de Melo Gomes, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Coroatá. Os três são alunos do 2º ano do Ensino Médio. Alunos e escolas receberam certificados e prêmio em dinheiro.

O concurso é promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU). No Brasil, é realizado pelos Correios e possui duas premiações: a estadual e nacional. A vencedora nacional é a estudante Sara Luisa Amorim da Rocha, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha/ES. Leonardo França Abreu, participante maranhense da fase nacional, ficou em 5º lugar.

O tema do concurso de 2019 foi “Escreva uma carta sobre o seu herói”. Entre as quase 7 mil redações que participaram do certame, destaque para a carta da aluna bolsista Sara Luisa, de 15 anos. Ela elegeu a música como a “heroína das heroínas”.

O concurso, promovido mundialmente pela UPU, é uma das ações de responsabilidade social desenvolvidas no Brasil pelos Correios. O país já venceu a fase internacional do concurso, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias. A UPU é a segunda mais antiga das agências internacionais e nesses 145 anos de existência o seu lema é “Oferecer Desenvolvimento”.

Premiação em Balsas
A premiação principal do Maranhão ocorreu no dia 30 de outubro, no auditório do Colégio Marista São Pio X. Para representar os Correios, esteve presente no evento Adão Miranda, supervisor de Operações da Agência de Correios de Balsas. Para ele, “o Concurso de Redação dos Correios é muito importante, pois oportuniza aos estudantes de todo o Brasil exercitar a escrita de forma criativa e dissemina uma imagem positiva da empresa”.

Além do certificado de participação no concurso, Leonardo recebeu um prêmio no valor de R$ 2.000,00 e a escola, representada por seu diretor, Irmão José Nilton Dourado da Silva, recebeu um prêmio de R$ 2.500,00.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.