Descontração

Para aliviar tensão, alunos se divertem e oram antes do Enem

Alunos do Curso One tiveram uma tarde de lazer, com massagem, jogos recreativos e piscina em casa no Calhau; objetivo era diminuir a preocupação para o momento da prova do Enem

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

A proximidade da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) gera tensão em quem está se preparando durante todo o ano para a prova. Fisiologicamente e psicologicamente, isso é considerado normal. A fim de aliviar a ansiedade, alunos do Curso One tiveram um dia de lazer, nesta sexta-feira, 1º, com direito a massagem, sinuca, piscina e oração. O momento de descontração aconteceu em uma casa no Calhau, em São Luís.

O relaxamento começou no início da tarde, por volta das 14h, e os alunos chegaram aos poucos, individualmente ou em grupos, todos com expectativa grande para o relaxamento. No imóvel, localizado nas proximidades da praia, a brisa do mar animou a turma. Com os tacos posicionados na altura do quadril, os jovens estudavam uma jogada bem-sucedida na sinuca, de tal forma que o manuseio elegante sobre a mesa resultasse em um instante de alegria.

Perto da sinuca, duas meninas disputavam, amistosamente, uma partida de ping-pong. Nenhuma delas queria errar o sa­que, para não dar pontos à adversária. A outra opção era um banho de piscina, em uma tarde de muito calor em São Luís. De acordo com Beatrice Paiva, a preocupação do curso era preparar, emocionalmente, o aluno para a prova, que será realizada neste domingo, 3. Segundo ela, essas ações ocorrem durante to­do o ano.

“Isso é um foco nosso. Durante o ano, a gente faz essas ações de preparo emocional, com palestras, por exemplo. E tem esse lugar especial para o aluno, para descontrair e estudar. Aqui, há um lugar somente para jogos recreativos, tênis de mesa, sinuca, piscina. Isso ajuda a aliviar o cansaço e a tensão”, pontuou Beatrice Paiva. A empresária disse que a estimativa era de que aproximadamente 200 alunos participassem do momento de lazer na residência.

“É um momento muito importante, para que liberem a tensão, cheguem com confiança e sem ansiedade na prova. Nós sempre temos uma atividade pré-Enem. Isso é de extrema relevância para esses jovens”, comentou a proprietária do Curso One. Para ela, além de investir na parte intelectual, é fundamental que também a parte emocional seja abordada, por meio do esporte, das interações, enfim, da elevação da autoestima.

Os alunos, inclusive, puderam descansar em redes, com o privilégio de vislumbrar uma paisagem e sentir o vento agradável vindo do mar. Ademais, receberam massagens e tiveram acesso a ensaio fotográfico. Em uma parte do imóvel, uma especialista fez tranças nas matriculadas do curso, para dar um aspecto diferente em seus cabelos. “Assim, todos eles já chegam com confiança e sem ansiedade no dia da prova”, ressaltou Beatrice Paiva.

Também proprietário do curso, Henrique Paiva disse que, durante a semana inteira, houve reforço nas aulas e nos simulados, com o objetivo de revisar os assuntos que serão abordados nessa primeira etapa do Enem. “Nós temos como norteadores do One a inteligência, seja intelectual, emocional e espiritual. A nossa carga horária foi maravilhosa. Então, o momento aqui é para gerar uma química corporal benéfica para a mente e o corpo dos alunos”, assinalou o empresário.

Para ele, o lazer promove a liberação de serotonina e dopamina, o que combate o estresse e a ansiedade. A sensação de bem-estar, nesse sentido, é um fator positivo para motivar os alunos na realização de uma boa prova. “Nos vestibulares anteriores, há relatos de nossos alunos de que fizeram a prova contentes, confiantes, e sem ansiedade. Isso conta bastante. É um trabalho feito ao longo do ano”, observou Henrique Paiva.

Vigília
Além dos jogos, do lanche, do descanso e do banho de piscina, os alunos também participaram de uma vigília, à noite, por volta das 22h, em um momento de oração, para trabalhar o lado espiritual dos jovens. “Eles mesmos pediram essa vigília. É um instante de buscar Deus. Isso é muito importante”, frisou Henrique Paiva.

Alunos confiantes
Os alunos avaliaram o dia de lazer com muita alegria. Larissa Guarda, de 18 anos, pretende cursar Medicina, e disse que está confiante para a prova de domingo. “Eu quero atuar na área de Neurologia. Estou estudando muito. A minha preparação é intelectual e psicológica. Não quero me abalar e chegar tranquila. Quero responder as questões com todo conhecimento possível”, disse ela.

Larissa analisou que a interação com os amigos é muito importante porque ocorre um compartilhamento de conhecimento. “Ao mesmo tempo em que precisamos do estudo, também precisamos da descontração. Aproveitar os amigos, para não ficarmos com a mente fervendo”, pontou a jovem. Outro que pretende fazer Medicina é Bruno de Matos, que disse já ter feito vários simulados para se preparar ao Enem.

“Agora, quero manter a calma e chegar tranquilo no dia da prova. Parte da minha família é médica. Mas quero cursar porque é um sonho”, comentou Bruno.

Prova do Enem
Neste domingo, 5.095.388 de brasileiros em todos os estados e no Distrito Federal realizarão o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, de Ciências Humanas e suas tecnologias e a redação. Cada prova tem 45 questões, enquanto a redação deve ter entre 7 e 30 linhas.

Os portões estarão abertos das 12h às 13h. Após o fechamento, não será permitida a entrada de mais qualquer participante. As provas começarão às 13h30. No primeiro dia, o horário máximo de término das provas será às 19h, enquanto no segundo domingo o encerramento ocorrerá às 18h30.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.