Organize-se

Aprenda a traçar uma trilha para alcançar seus objetivos

Roadmap e outras dicas estão na coluna desta semana, incluindo como organizar o banheiro e guardar itens de pessoas queridas que se foram.

Lanny Bedasi, jornalista e personal organizer

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

+ TEMPO | Roadmap: aprenda a elaborar uma trilha para alcançar seu objetivo

Roadmap é uma espécie de roteiro. Uma bússola que norteia aquilo que pretende conquistar. É basicamente uma linha do tempo de ações que precisam ser executadas estrategicamente.

O objetivo desta ferramenta - que é totalmente visual - é organizar e concluir todas as etapas preestabelecidas. Mas, nada funcionará se seu objetivo final não estiver claro, ou seja, este é o primeiro passo para a elaboração dessa técnica.

Com o objetivo já definido, veja como é simples e prático elaborar um roadmap.

1. Em uma folha, trace uma linha reta com os pontos A (onde está) e B (onde quer chegar / objetivo) nas extremidades e anote a data que iniciará as atividades (ponto A) e a data em que estará concluído o projeto (ponto B).

2. Anote em uma folha à parte todas as ações que vierem à sua mente para que seu objetivo seja concretizado (anote, mesmo se achar bobo).

3. Em seguida, elenque as ações conforme prioridade. Olhe cada uma e pergunte-se: qual ação vem antes desta? Isto fará com que você faça um tipo de "trilha".

4. Assim que elencar a lista de ação por prioridade, distribua cada uma na linha reta que você traçou.

Fazendo isto, você terá um passo-a-passo para sua conquista.

Mesmo sendo um caminho bem planejado, é claro que nada é engessado. Então, acesse diariamente seu roadmap e faça as alterações necessárias.

O que fazer na hora de organizar objetos de alguém que se foi?
O que fazer na hora de organizar objetos de alguém que se foi?

TUDO EM ORDEM | Como organizar itens de pessoas queridas que se foram

A vida é um ciclo e um sopro. Dar adeus às pessoas que amamos é um sentimento muito intenso e reviver essa dor ao acessar os pessoais delas é algo que precisa de atenção.

Então, se você está passando por um processo de luto, tenho algumas dicas para organizar os itens que pertenciam a esta pessoa. São bem simples, mas tenho certeza de que podem ajudar você nesse momento.

1. Leve o tempo necessário

Nem sempre é possível encarar essa tarefa em poucos dias, afinal, são lembranças de uma vida. Então, faça no seu tempo, mas não demore muito, não se apegue tanto. Tente encontrar um equilíbrio e o planejamento é sempre bem-vindo nessas horas. Determinar o dia para finalizar tudo desperta um incentivo para terminar.

2. Planeje

A perda de alguém muito querido traz emoções fortes e muitas vezes difíceis, logo, não tente fazer tudo de uma vez. Respeite-se! Comece por onde você achar melhor, mas faça um cronograma de ações porque são vários itens que precisam ser acessados, como: roupas, fotos, móveis ou objetos de decoração...

Veja aqui quatro dicas importantes:

- Determine a data de início e fim para execução dessa organização. Elenque os ambientes nos quais deseja iniciar por importância e execute por etapas definindo também o tempo necessário.

- Selecione alguns itens de recordação. Guarde três ou quatro itens que estejam associados às memórias positivas que tenha dessa pessoa.

- Não guarde tudo! Fotografe itens cuja logística não seja boa para mantê-los guardados.

- Separe itens que podem ser vendidos, outros para doação e os que podem ser descartados. Pense que outras pessoas podem ser afetadas positivamente com este gesto, então, seja generoso e desapegue.

3. Peça ajuda

Descartar já é uma tarefa cansativa, ainda mais acompanhada com uma carga emocional intensa. Por isso a importância de pedir ajuda. Não faça isso sozinho.

MAIS - Não se sinta culpado por descartar ou doar as coisas dessa pessoa querida. O mais importante está em sua memória.

Manter a gaveta do banheiro em ordem deve ser rotina
Manter a gaveta do banheiro em ordem deve ser rotina

LÁ EM CASA |Banheiro: dicas para deixá-lo organizado

Banheiros. Nem sempre eles estão em ordem ou secos. Calma, isso faz parte da vida de todo mundo, não se preocupe. O perigo está no "depois eu faço", então não permita que a bagunça vire rotina.

Para que você não se estresse com a falta de ordem no banheiro, siga essas dicas.

- No balcão da pia use bandejas ou caixas organizadoras para itens que usa diariamente. Não deixe nada espalhado. É como diz a máxima "a-do, a-do, cada um no seu quadrado".

- Deixe a escova de dente sempre protegida com capinha individual específica ou em um item organizador com tampa e furos no fundo.

- Terminou de usar a pia ou saiu do banho? Deixe o banheiro seco.

- Separe por similaridades todos os itens que estão no banheiro e adquira cestos organizadores (de preferência transparentes) para acomodar cada "família".

- Aproveite para jogar fora tudo que estiver fora do prazo de validade.

- No armário, guarde itens como: papel higiênico, sabonetes, produtos para cabelos, secadores, itens de limpeza...

- Você pode guardar também no armário do banheiro as toalhas de rosto.

- Se tiver gavetas, os divisores são sempre bem-vindos. Pode usar os de escritórios ou até mesmo os de talheres.

- Deixe sempre um aromatizador à disposição.

MAIS - Por ser um lugar úmido, evite deixar sua farmacinha e maquiagem no banheiro. Isso pode afetar na composição do produto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.