Efeito "Caneta azul"

Após hit de maranhense, Inep alerta que caneta azul não pode no Enem 2019

Segundo o instituto, música que tem mais de 7 milhões de visualizações não pode confundir candidato que vai se submeter à prova nos domingos, 3 e 10

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Inep alerta: canetas usadas no Enem devem ser pretas, de tubo transparente
Inep alerta: canetas usadas no Enem devem ser pretas, de tubo transparente (Divulgação)

BRASÍLIA - A menos de uma semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, a música "Caneta Azul", criada pelo vigilante maranhense Manoel Gomes, já ultrapassou a marca de 7 milhões de visualizações no Youtube. Mas quem fará a prova no próximo domingo,3, deve esquecer o refrão: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permite apenas o uso de canetas pretas, com tubo transparente.

Segundo o Inep, a música não pode confundir candidato. O Enem deste ano contará com mais de 5 milhões de participantes.

O candidato que levar uma caneta azul para a o Enem deverá guardá-la no envelope lacrado. Para resolver as questões e preencher o gabarito, seu uso está vetado. Há dois itens obrigatórios para que o candidato possa fazer a prova: a caneta deve ser esferográfica, de tinta preta, fabricada em material transparente; o acesso à sala de provas só será permitido mediante a apresentação de um documento de identificação original e com foto, como: identidade, carteira de registro nacional migratório, carteira de trabalho, certificado de reservista, passaporte e carteira de motorista (CNH).

Caso o documento tenha sido roubado ou furtado antes do exame, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias. Também deverá passar por uma coleta de dados biométricos e assinar um formulário especial.

Candidatos que apresentem documentos permitidos e originais, mas danificados ou com foto infantil, poderão fazer a prova, desde que se submetam a uma identificação especial.

Atendimento especializado

Participantes que solicitaram atendimento especializado para cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular podem utilizar os seguintes materiais: máquina Perkins, reglete, punção, sorobã ou cubaritmo, caneta de ponta grossa, tiposcópio, assinador, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária e tábuas de apoio. Também podem ser acompanhados por cão guia. Todos esses recursos serão vistoriados pelo aplicador do exame.

Artigos religiosos, como quipá, são permitidos, mas devem ser verificados por um funcionário.
O cartão de confirmação de inscrição, embora não seja obrigatório, traz dados importantes, como o endereço de aplicação da prova.

Proibido

Não será permitido levar para a prova do Enem 2019: documentos como certidão de nascimento ou de casamento, título eleitoral, CNH anterior a 1997, carteirinha de estudante, crachás, vias digitais ou cópias autenticadas não serão aceitos.

Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos devem ser desligados e guardados em um envelope lacrado, que permanecerá debaixo da carteira. Entram na lista: calculadoras, agendas eletrônicas, tablets, ipods, gravadores, pen drive, relógio, chaves com alarme, fones de ouvido e gravadores.

Durante a aplicação do exame, se algum aparelho, mesmo que devidamente guardado, emitir som, o candidato será eliminado.

Lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, régua, corretivo, livros, manuais e anotações são proibidos – devem ficar guardados no envelope.

Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens é vetado. Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros não são permitidos.

Confira os horários das provas do Enem e as disciplinas cobradas em cada dia:

3 de novembro

Conteúdo:

- 45 questões de linguagens
- 45 questões de ciências humanas
- redação

Horários:

duração da prova: 5h30
12h: abertura dos portões
13h: fechamento dos portões
13h30: início das provas
15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões
18h30: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões
19h: término das provas

10 de novembro

Conteúdo:

- 45 questões de ciências da natureza
- 45 questões de matemática

Horários:

duração da prova: 5h

12h: abertura dos portões
13h: fechamento dos portões
13h30: início das provas
15h30: alunos podem sair do local de provas, sem o caderno de questões
18h: alunos podem sair do local de provas, com o caderno de questões
18h30: término das provas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.