Mudança

Adiada audiência na Câmara com secretário Pablo Rebouças

Pedido foi feito de ofício pelo próprio gestor à Casa alegando compromissos pessoais; até o fechamento desta edição, não há nova data para o cumprimento da convocação aprovada na semana passada

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Não há nova data para que o secretário de Governo, Pablo Rebouças, compareça a Câmara Municipal de SL
Não há nova data para que o secretário de Governo, Pablo Rebouças, compareça a Câmara Municipal de SL (Câmara Municipal de São Luís)

A audiência prevista para acontecer na tarde de ontem (30) na Câmara dos Vereadores de São Luís com o secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças, foi adiada. De acordo com o documento encaminhado pelo gestor à Mesa Diretora da Casa, compromissos de trabalho inviabilizaram o cumprimento da agenda. Até o fechamento desta edição, não havia sido divulgado novo dia para a atividade.

Na terça-feira, 29, data inicial marcada pelos vereadores para a promoção do encontro entre os parlamentares e o secretário, problemas nos serviços de fornecimento de energia elétrica inviabilizaram a audiência. Segundo o ofício endereçado ao presidente da Câmara, Osmar Filho (PDT), o secretário de Governo da Prefeitura de São Luís esteve no Legislativo, no entanto, retornou aos compromissos do dia em virtude do problema de energia.

O adiamento da audiência dividiu o pensamento entre os vereadores. Membros do Governo entenderam que o cancelamento da agenda foi um procedimento normal. “Não há motivo para polêmica”, apontou o líder do Governo na Câmara, Pavão Filho (PDT).

Já o autor do Requerimento nº 781/19, Ricardo Diniz (PRTB), cuja aprovação viabilizou a convocação de Rebouças pela Casa afirmou a O Estado que a cidade perde com o descumprimento temporário da audiência. “Infelizmente, ainda não teremos as informações que a cidade tanto precisa”, disse.

Apesar da crítica, o vereador entende que a mudança de data – ainda que prejudicial – é legítima. “A Lei Orgânica garante esse direito. Vamos solicitar junto à presidência uma nova data e que seja o mais breve possível”, afirmou.

A justificativa para a audiência com Pablo Rebouças, segundo os vereadores que aprovaram a matéria, é para solicitar informações acerca da aplicação dos valores pela Prefeitura de São Luís oriundos de empréstimo do poder público no recente programa lançado “São Luís em Obras”.

Apesar da aparente vitória do grupo de oposição a Edivaldo Holanda Júnior no Legislativo, membros do Governo reagiram com naturalidade ao chamamento. De acordo com o presidente da Casa, Osmar Filho (PDT), caso o secretário não cumpra com a convocação, poderá até responder por crime de responsabilidade.

Segundo o vereador Cézar Bombeiro (PSD), há subordinação da Câmara com os interesses da Prefeitura de São Luís. Ele foi pego de surpresa com a suspensão minutos antes do horário previsto para a atividade. “É preciso ser feito alguma coisa”, disse.

Procurados, outros parlamentares como Estevão Aragão (PSDB) e Honorato Fernandes (PT) preferiram não opinar sobre o assunto.

Infelizmente, ainda não teremos as informações que a cidade tanto precisa”Ricardo Diniz (PRTB), vereador e autor da convocação de Pablo Rebouças

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.