O julgamento de animais e o concurso leiteiro movimentam a 61ª Exposição Agropecuária do Estado do Maranhão (Expoema 2019), que acontece até o próximo domingo (27), no Parque Independência, em São Luís. Todos os dias, criadores de diferentes raças submetem seus animais a análise de avaliadores, e a série de ordenhas de vacas iniciada segunda-feira será concluída nesta quinta-feira (24).
Na segunda-feira, o concurso leiteiro foi iniciado com a chamada “esgota” - a primeira coleta que coloca todas as vacas no mesmo nível de leite armazenado. A avaliação dos animais que participam da competição começou pra valer com a segunda ordenha e todas as oito vacas concorrentes serão ordenhadas 10 vezes, a cada oito horas.
Quatorze fêmeas da raça Quarto de Milha - do Haras Palmeira e São Luís - foram julgadas na Expoema 2019. A grande campeã foi Toya Dorancho 10, e a reservado grande campeã, Yoko Dockie Fred JGR. No julgamento dos cavalos da mesma raça - Haras Palmeira e Orlando Miranda -, o grande campeão foi Lobo Steel Cal, e o reservado grande campeão Orlando Apollo MB.
“Analisamos a morfologia e a função dos animais, morfologia, balanceamento, estrutura, testículos (no caso dos machos), cobertura, características sexuais e raciais, com base em um padrão racial pré-estabelecido, e fizemos a comparação entre os animais para chegarmos à premiação final”, explicou o juiz da competição, o médico veterinário Ary Rosa Casemiro Filho.
Ontem, foram julgados bovinos das raças GIR, Boher e Anglonubiano, e ovinos da raça Santa Inês. Bovinos Nelore e Boher, e ovinos Santa Inês serão avaliados hoje. Os pôneis e bovinos Nelore serão avaliados amanhã.l
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.