Prevenção

Dia D de vacinação contra sarampo ocorre neste sábado

Campanha reforça as ações preventivas de saúde em São Luís; unidades de saúde funcionarão pela manhã; à tarde haverá postos volantes nos shoppings da Ilha, Rio Anil e São Luís para atender crianças de seis meses a menores de cinco anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo acontece amanhã, 19
Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo acontece amanhã, 19 (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza amanhã, 19, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo na capital maranhense. A ação tem como público-alvo crian­ças de seis meses a menores de cinco anos. Durante a programação, será disponibilizada, pela manhã, das 8h às 12h, nas 62 unidades de saúde, a vacina tríplice viral, que protege contra o saram­po e outras doenças. À tarde, das 15h às 19h, ainda no sábado, as doses estarão disponíveis em postos volantes nos shoppings da Ilha (Maranhão Novo), Rio Anil (Turu) e São Luís (Jaracati).

O prefeito Edivaldo Holanda diz que a saúde preventiva tem sido um dos focos de sua gestão, que tem realizado ações de promoção e proteção da saúde como estratégias para garantir à população melhoria da qualidade de vida.

"Temos executado uma série de programas na área de saúde preventiva, disponibilizando em nossa rede a vacina contra sarampo, rubéola e caxumba, imunizando de forma permanente o público-alvo para estas doenças", disse.
Como parte das ações preventivas de saúde, a Prefeitura tem mantido equipes de combate a endemias nas ruas e realizado campanhas educativas em bairros e escolas, entre outras atividades.

Cobertura vacinal
Segundo o secretário Lula Fylho, este fim de semana é decisivo para ampliação da cobertura vacinal. Ele alerta os pais para necessidade de apresentação do Cartão Crian­ça. "A vacinação é exclusiva para aquelas que não receberam dose alguma ou não tomaram o reforço, e o profissional da unidade de saúde faz a avaliação se há ou não necessidade da imunização", explica o secretário.

Mais de 3.520 crianças já compareceram às unidades de saúde da rede em resposta à campanha contra o sarampo, iniciada no dia 7 de outubro. Do total de pessoas convocadas, 1.678 receberam a vacina. De acordo com a Coordenação de Imunização da Semus, muitas crianças estavam com as carteiras de vacinação atualizadas, o que excluiu a necessidade de aplicação da dose contra o sarampo.

A segunda etapa da campanha contra o sarampo, que englobará pessoas de 20 a 29 anos de idade e que ainda não foram vacinados contra a doença, ocorrerá entre os dias 18 e 30 de novembro. Para este público, o Dia D ocorrerá em 30 de novembro.

MAIS

O sarampo é uma doença grave e pode levar a pessoa a desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.