Conflito Catalunha

Barça x Real Madrid pelo Espanhol é adiado após manifestações

Motivo são as diversas manifestações que estão ocorrendo na cidade da Catalunha nos últimos dias

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Já são quatro dias de protestos e manifestações na Catalunha
Já são quatro dias de protestos e manifestações na Catalunha (CONFLITO CATALUNHA )

Barcelona - A Real Federação Espanhola de Futebol anunciou nesta sexta-feira que o clássico entre Barcelona e Real Madrid, marcado para o dia 26 de outubro, pela 10ª rodada do Campeonato Espanhol, foi adiado. O motivo são as diversas manifestações que estão ocorrendo na cidade da Catalunha nos últimos dias.

Inicialmente, chegou-se a cogitar a possibilidade de inversão de mando. Ou seja, a partida seria realizada no estádio Santiago Bernabéu e, no segundo turno, seria disputada no Camp Nou. Mas a ideia não foi adiante porque o regulamento da competição não permite tal manobra. De acordo com a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), os clubes afetados terão de entrar em um acordo para definir a nova data.

Já são quatro dias de protestos e manifestações na Catalunha. Os protestos tiveram início após a condenação de líderes separatistas catalães. As principais ruas da cidade foram bloqueadas e os serviços de trens urbanos e do metrô foram interrompidos. A polícia reprimiu com violência as manifestações

O caos começou assim que o Tribunal Supremo da Espanha condenou nove líderes separatistas a penas de prisão que variam de 9 a 13 anos por sedição em razão do referendo de outubro de 2017, realizado apesar de uma proibição do governo em Madri. Outros três réus foram considerados culpados de desobediência e não receberam penas de prisão.

Conflito

As sentenças foram consideradas pesadas. O ex-vice-governador catalão Oriol Junqueras recebeu pena de 13 anos de cadeia, a maior entre os separatistas. Ele afirmou que o movimento voltará mais forte. "Voltaremos e voltaremos mais fortes. Não tenham nenhuma dúvida, voltaremos e venceremos", afirmou Junqueras, em carta escrita na prisão e publicada pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).

Poucas horas após a RFEF adiar o clássico, Barcelona e Real Madrid vieram a público nesta sexta-feira para sugerir o dia 18 de dezembro (uma quarta-feira) como nova data para o duelo válido pela 10ª rodada do Espanhol, no Camp Nou.

"O Real Madrid comunica que a data proposta por ambos os clubes é o dia 18 de dezembro", anunciou o time madrilenho, em comunicado. Também em nota, porém sem citar o arquirrival, o Barça apontou a mesma data. "O clube vai propor o dia 18."

Calendário

Pelo calendário do futebol espanhol, a previsão inicial é de que este dia esteja reservado para partidas da Copa do Rei, ainda em suas fases iniciais. O Espanhol terá rodada neste ano até o fim de semana dos dias 21 e 22 de dezembro. E será retomado logo na primeira semana de 2020, com jogos nos dias 4 e 5 de janeiro.

O time catalão, contudo, deixou clara sua insatisfação com a mudança na data do clássico. "O desejo do clube era jogar o clássico no Camp Nou no dia 26, na data e horário definidos anteriormente. O clube tem a maior confiança na atitude pacífica e cívica dos seus torcedores, que sempre se expressaram exemplarmente dentro do Camp Nou", registrou o clube.

O Barcelona se refere ao temor das autoridades de que as recentes manifestações na Catalunha se espalhem pelo estádio, atrapalhando o desenrolar do clássico. Há também temores em relação às questões de logística e segurança nos arredores do local da partida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.