Bate-Papo

Sobre educação popular e antirracismo

"Conversa Aberta: Pedagoginga", com o escritor e historiador Allan da Rosa, acontecerá amanhã, às 19h30, no Centro Cultural Vale Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Allan da Rosa participa de evento amanhã
Allan da Rosa participa de evento amanhã (Allan da Rosa)

São Luís - A llan da Rosa, escritor, historiador, mestre e doutorando em Educação pela USP, comandará amanhã, às 19h30, no Centro Cultural Vale Maranhão, a “Conversa Aberta: Pedagoginga”. Ele pesquisa ancestralidade, imaginário e cotidiano negro e é o criador do conceito Pedagoginga, relacionado à educação popular e à luta antirracista. O escritor também ministrará, sexta e sábado, no mesmo local, a oficina “Tranças do Verbo”, voltada para educadores em geral. O evento é gratuito.
“As trocas beberão nas fontes dos conhecimentos das pessoas, compreendendo a ancestralidade e, ao mesmo tempo, anunciando novidades e questionando as tradições com respeito e fundamento. Utilizando a matéria das palavras e as matérias pedidas para a oficina, vamos criar enredos, pensar em teias, em formas de se alinhar e de se anunciar que são muito próprias das pessoas pretas.”, acrescenta.

A oficina abordará a letra negra, suas performances, sabores e dilemas, também fornecendo subsídios e práticas que contemplam a lei 10.639/03. O escritor dialoga com os saberes corporais e o verbo inventivo, experimenta a ficção e o memorial, propõe atroca de conhecimentos e mapeia saberes estéticos, espirituais e políticos provenientes dasdiásporas negras atlânticas.

Allan escreve também para teatro, integra o Movimento de Literatura das Periferias de SãoPaulo, é editor e capoeirista e já ministrou oficinas em universidades, bibliotecas e espaçosculturais do Brasil, Moçambique, EUA, Cuba, México, Colômbia, Bolívia e Argentina.

O termo Pedagoginga foi modelado por ele durante anos em cursos livres nas periferias paulistanas. Busca conjugar o que é simbólico, o que é para encher a barriga e o que é estético e político em propostas de formação e autonomia negra, que encorajem a pensar pilares das memórias, cotidianos, tradições e desejos. Mirando a sofisticação das linguagens de matriz africana, propõe a tecelagem de um pensamento preto sobre tempo, poder, arte, saúde e mocambagem.

Além de “Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem”, é autor de “Zumbi Assombra Quem?” (juvenil), “Reza de Mãe” (contos), “DaCabula” (Prêmio Nacional de Dramaturgia Negra Ruth de Souza) e “Mukondo Lírico” (Prêmio Funarte Culturas Negras).l


Serviço

O quê

Conversa Aberta Pedagoginga e Oficina Tranças do Verbo

Quando

Amanhã, às 19h30

Onde

Centro Cultural Vale Maranhão (Praia Grande)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.