Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete vence o Santo André e se mantém isolado na liderança da LBF 2024

Tricolor chega a sete jogos de invencibilidade na competição nacional.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 30/03/2024 às 22h32
O Sampaio Basquete derrotou o Santo André em partida disputada no Castelinho.
O Sampaio Basquete derrotou o Santo André em partida disputada no Castelinho. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - Embalado por seis vitórias consecutivas no início da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2024, o Sampaio Basquete encarou o Santo André na noite deste sábado (30), no Ginásio Castelinho, em confronto direto pela liderança da competição nacional. Diante de uma equipe andreense que defendia uma série invicta de três jogos, o Tubarão teve algumas dificuldades para dominar as ações em quadra, especialmente no segundo tempo, mas se impôs nos últimos minutos de partida, conquistou a vitória por 67 a 61 e permanece como líder invicto da LBF.

Empurrado pela torcida no Castelinho, o Sampaio Basquete teve um início arrasador contra Santo André e abriu uma boa vantagem no placar, porém, o time andreense não se deu por vencido: depois de equilibrar o jogo no segundo quarto e melhorar a produção ofensiva na volta do intervalo, a equipe do ABC Paulista deixou tudo igual no placar em três oportunidades durante o último quarto, preocupando a torcida tricolor. O Sampaio, entretanto, manteve a concentração nos últimos três minutos de partida e contou com a inspiração de Lays, que anotou cinco pontos decisivos, para confirmar mais uma vitória em casa na LBF 2024.

A ala Luana, com 15 pontos, foi a cestinha do Sampaio Basquete na vitória sobre Santo André, enquanto a ala Iza Sangalli fez um duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes, marca que lhe rendeu o prêmio de MVP (jogadora mais importante) da partida no Castelinho. Ex-atletas da equipe andreense, a armadora Lays e a ala-pivô Sassá também se destacaram: enquanto Lays saiu do banco de reservas para anotar 13 pontos, Sassá contribuiu com 12 pontos e sete rebotes. Pelo lado de Santo André, a ala-armadora Tássia foi a cestinha de sua equipe e ainda saiu de quadra com um duplo-duplo de 18 pontos e 12 rebotes.

Com sete vitórias consecutivas e 100% de aproveitamento, o Sampaio Basquete está isolado na primeira colocação e permanece como a única equipe que ainda não perdeu na LBF 2024. Além disso, o Tricolor está bem perto de confirmar a classificação para a inédita Copa da LBF, que reunirá os quatro melhores times do primeiro turno em um torneio de mata-mata nos dias 17 e 18 de maio, em Araraquara. Já o Santo André, que tem cinco vitórias em sete partidas e 71,4% de aproveitamento, está na quarta posição da LBF.

Após quatro jogos seguidos em São Luís, o Sampaio Basquete agora terá que encarar três partidas como visitante no estado de São Paulo pela reta final do primeiro turno da LBF 2024. O primeiro desses compromissos da Bolívia Querida será na noite da próxima sexta-feira (5), a partir das 21h, diante do Ituano, no Ginásio Prudente de Moraes, em duelo que terá transmissão ao vivo no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda. Também na sexta, mas às 19h, o Santo André recebe o Corinthians no Ginásio Laís Elena.

O jogo

No primeiro quarto de partida no Castelinho, o Sampaio Basquete impôs o seu estilo de jogo já conhecido, com posses rápidas, muita coletividade e excelente aproveitamento nos arremessos, além de uma defesa implacável que forçou vários erros de Santo André. Totalmente à vontade, o Sampaio abriu 21 a 9 nos dez minutos iniciais.

Nos três primeiros minutos do segundo quarto, o Sampaio Basquete continuou acertando arremessos, chegou a 17 pontos de vantagem e deu a impressão de que venceria Santo André sem maiores sustos. A equipe andreense, entretanto, mostrou uma aplicação impressionante na defesa e deixou o Tricolor sem pontuar nos sete minutos seguintes. Para sorte do Sampaio, o Santo André não conseguiu deslanchar no ataque, e o placar do intervalo foi de 29 a 20 para o time maranhense.

Depois da conversa com os treinadores no intervalo, Sampaio Basquete e Santo André protagonizaram um terceiro quarto de pontuação elevada, com Alana e Iza Sangalli se destacando pela Bolívia Querida, e Evelyn brilhando na equipe andreense. O Santo André até encostou no placar, mas Cacá, com um arremesso certeiro de três pontos a seis segundos do fim do terceiro quarto, manteve o Sampaio com nove pontos de liderança no placar.

Já no último quarto, Santo André elevou ainda mais a sua produção ofensiva e chegou ao empate no placar, liderado por Tássia, que acertou três arremessos de longa distância nesse período. Pressionado, o Sampaio redobrou os cuidados em sua defesa e foi eficiente no momento decisivo: contando com um arremesso de três pontos de Alana e cinco pontos seguidos de Lays, o Tricolor abriu a vantagem que precisava para confirmar a vitória em um jogaço de basquete no Castelinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.