Política

DEM pode estar em processo de fusão com o PSL

Declarações do deputado federal Felipe Francischini (PSL-PR) revelam plano para fundir legendas e criar super-partido

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Fusão dos partidos pode criar super-sigla
Fusão dos partidos pode criar super-sigla (DEM e PSL)

Áudio vazado de reunião privada entre membros do PSL aliados do presidente Luciano Bivar revela que está em curso um processo de tentativa de fusão entre DEM e PSL. A informação foi passada pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Felipe Francischini (PSL-PR).

A reunião em que foi debatida a fusão das siglas aconteceu a pretexto da comemoração do aniversário do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). Também participaram da reunião o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), Felipe Francischini, Mendonça Filho (DEM-PE) e o vice-presidente do PSL Antônio Rueda (PE). Segundo Francischini, o assunto da pauta foi a fusão que pode fazer do partido o maior do país. Além dos presentes, houve uma ligação para o presidente nacional do DEM, ACM Neto (BA).

Ontem a gente foi na casa do Rodrigo, tava o Mendonça, tava o Rodrigo Maia ligando pro ACM, comigo e com o Rueda. Eles estão louco esperando para fazer a fusão do Democratas com o PSL. Eu tô tentando segurar essa porra, porque eu não quero que aconteçaFelipe Francischini
O presidente da CCJ alerta que, caso a fusão aconteça, os deputados do PSL perderão espaço, protagonismo e verba pública. "Se a bancada passar o recado que não está com o partido, eles vão fazer a fusão e vão liderar todo mundo aqui. Sem levar fundo, sem levar porra nenhuma e o Democratas vai ficar com o dinheiro de todos vocês aqui", diz.

Caso a fusão se confirme, o novo partido ficará com 80 deputados federais. De longe, a maior bancada da Câmara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.