Devoção

Festejo de Nossa Senhora Aparecida se encerra com missas

Momento com as crianças acontecerá ao meio-dia, sendo denominado "Missa Votiva de Aparecida"

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

Iniciado no dia 3 deste mês, o Festejo de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, será encerrado neste sábado, 12, com uma vasta programação, que inclui procissão e “Missa das Crianças”. Na paróquia que leva o nome da santa, localizada no bairro Cohafuma, em São Luís, existe uma grande expectativa para o evento, que começará por volta das 6h30, com a tradicional Alvorada, marcada pela queima de fogos.

Após a soltura dos fogos de artifício, ocorrerá o “Terço da Alvorada”, às 7h. Em seguida, será celebrada a Missa Solene do 20º Aniversário da Dedicação da Igreja à Nossa Senhora Aparecida, sob a responsabilidade da equipe litúrgica e Pastoral da Acolhida, sendo que será presidida pelo padre José Raimundo Trindade, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Depois, um café será servido aos membros da igreja e comunidade.

Ao meio-dia, será celebrada a Missa Votiva de Aparecida, que é conhecida como “Missa das Crianças”, caracterizada como um momento de confraternização infantil. “Como é comemorado o Dia das Crianças, nós sempre realizamos esse momento importante”, frisou o padre Trindade.

Procissão
No fim da tarde, por volta das 17h, será realizada tradicional procissão, evento que antecede a Missa Solene de encerramento do Festejo. Na caminhada, os fiéis percorrerão todas as ruas do Cohafuma. O andor, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, será levado durante a peregrinação. “A concentração será às 16h30. A estimativa é que dure uma hora.
A cada ano, a participação das pessoas cresce. A gente espera que esse número continue aumentando”, pontuou o padre Trindade, que é pároco há pouco mais de 2 anos daquela igreja.

História da santa
A aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida ocorreu em 1717, época das Capitanias Hereditárias. O governante das capitanias de São Paulo e Minas de Ouro estava de passagem pelo Vale do Paraíba, mais precisamente por Guaratinguetá. Animados com a visita, o povo daquela localidade resolveu fazer uma festa de boas-vindas e para isso chamaram três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, para lançar as redes no rio e pescar bons peixes.

O fato era que, naquela época, meados de outubro, não era tempo de peixes. Porém, como não podiam contradizer o pedido, rezaram pela proteção e benção da Virgem Maria e de Deus para que pudessem voltar à terra firme com fartura.
Depois de inúmeras tentativas sem sucesso, eis que surpreendentemente eles pescaram o corpo de uma imagem. Curiosos, lançaram novamente as redes e “pescaram” uma cabeça que se encaixou perfeitamente ao corpo. Depois deste encontro, que nos dias de hoje é representado em todo o Brasil no dia 12 de outubro, o barco se encheu tanto de peixes que ele quase virou.

A partir daí, a devoção da santa se espalhou. Primeiro nas casas, depois se construiu uma capela, depois uma basílica, até chegar ao quarto maior santuário do mundo, o Santuário Nacional de Aparecida, localizado na cidade de Aparecida, interior do estado de São Paulo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.