Gratidão

Homenagens marcam encerramento de campanha de doação de sangue

A campanha, iniciativa de empresas da área de saúde, começou no dia 1º de julho e terminou em 31 de agosto deste ano; foram coletadas 1.098 bolsa de sangue; profissionais do Grupo Mirante foram homenageados com certificados e troféus

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

[e-s001]SÃO LUÍS - Em uma noite emocionan­te, ocorreu a cerimônia de encerramento da “IV Campanha de Doação de Sangue”, iniciativa de um conglomerado de empresas da área da saúde. O evento aconteceu em um hotel de São Luís, terça-feira, 8, e várias pessoas, incluindo profissionais do Grupo Mirante, foram homenageadas com certificados e troféus. A cerimônia se caracterizou como uma comemoração pelas 1.098 bolsas de sangue arrecadadas durante dois meses.

A cerimônia começou por volta das 20h, com a presença de pessoas de vários ramos, como segurança pública, saúde, imprensa e Forças Armadas. O Hino Nacional, que abriu o evento, elevou o espírito de solidariedade no local. Logo após, Paulo Braid Ribeiro, presidente do Conselho Administrativo do Grupo Mercúrio, discursou. Ele agradeceu aos colaboradores o resultado da campanha, que teve início no dia 1º de julho e terminou em 31 de agosto.

“A doação vai beneficiar mais de quatro mil pacientes. Conseguimos mobilizar mais de 3.500 pessoas. Isso é impressionante. O espírito de solidariedade norteia nosso grupo. E a imprensa possibilitou que os números da campanha chegassem a níveis altos”, frisou Braid. A quantidade de bolsas arrecadadas também foi comemorada por Plínio Tuzzolo, diretor do Hospital São Luís (HSL). Segundo ele, o esforço envolveu vários órgãos públicos e empresas, co­mo Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Câmara Municipal de São Luís, 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) e Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar).

Bolsas de sangue
“Nós conseguimos arregimentar 1.038 bolsas de sangue. Isso em dois meses, em toda a Ilha. Foi uma gran­de mobilização. Para se ter uma ideia, no ano passado, nós conseguimos alcançar 811 bolsas, sendo que a meta era de 650 bolsas. Agora, ultrapassamos e muito os números de 2018”, comentou Plínio, que é um dos coordenadores da campanha, cujo título é “Compartilhe a vida que corre em suas veias”, afirmou Tuzzolo, que agradeceu aos profissionais da Comunicação Social o empenho na divulgação da campanha.

“As pessoas se dedicaram mui­to a esse objetivo. Por isso, estamos fazendo essas homenagens às pessoas, sem as quais não teríamos alcançado esse êxito. A imprensa deu, de alguma forma, sua participação na campanha. E fa­zer uma campanha como essa significa fazer algo agregado. A meta de mil bolsas estava fixada. Nós mexemos com uma variável incontrolável, e nossa mobilização foi em prol da vida”, declarou o diretor do Hospital São Luís.

Salvar vidas
O diretor do Hemomar, Etevaldo do Carmo Castro, salientou que a coleta das bolsas de sangue, nos vários estabelecimentos e órgãos públicos da Região Metropolitana de São Luís, foi feita pelos profissionais do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão

. “A doação de sangue pode ser feita de forma espontânea ou como um processo onde você vai recrutar pessoas para esse momento importante. Hoje, o Brasil é um país onde nós estamos cumprindo a meta de doação de sangue”, ressaltou ele.

Segundo Etevaldo Castro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza que de 1% a 3% da população pode doar sangue, para suprir a necessidade nos serviços de saúde, em hospitais e clínicas. “A Hemomar cumpre essa meta. Nós temos um percentual de 7 hemonúcleos no Maranhão. Somos, também, protagonistas nesse processo de arrecadação”, expressou o diretor.

[e-s001]Homenagens

Na cerimônia, foram entregues vários certificados e troféus às pessoas que, de alguma forma, contribuíram para a campanha. O jornalista Márcio Henrique, do Jornal O Estado, foi um dos homenageados, mas pela divulgação em seu blogue. Ele, que trabalha na imprensa há mais de 20 anos, disse que o momento era de gratidão. “É a segunda vez que sou homenageado por essa campanha, que é muito importante. Só quem precisa do sangue, sabe o quanto é importante essa mobilização. Outras pessoas deveriam seguir o exemplo, ou seja, para fazer campanhas parecidas”, disse o repórter.

Márcio recebeu, também, o troféu do jornalista Daniel Matos, chefe de Reportagem de O Estado, que não pôde comparecer ao evento, mas deixou o seu recado. “Colaborar com uma causa tão nobre é exercer a cidadania, é fortalecer o papel da imprensa, não só como porta-voz da sociedade, mas também como instrumento a serviço do bem-estar da coletividade”, pontuou Matos, que foi homenageado pela sua contribuição na divulgação da campanha em seu blogue.

Outro de O Estado que foi homenageado é o repórter de imagens José de Jesus Moreira da Penha, que já tem 35 anos de serviço no Grupo Mirante. “É muito bom para a gente, porque já são mais de 30 anos de cobertura. Estou sempre presente batendo fotos dessas campanhas. É uma satisfação enorme. Com certeza, a doação vai ajudar muitas pessoas. Isso vai salvar muitas vidas”, observou ele. Jairon Dias, do setor Comercial do jornal, igualmente recebeu a homenagem em nome de Madelon Araújo.

“É um reconhecimento do trabalho e dedicação que fazemos em prol da vida. Isso faz parte desse processo, que é muito bonito. O sentimento é de gratidão. A campanha é um projeto muito lindo. E nós somos parceiros dessa campanha há alguns anos”, disse Madelon, que é diretora comercial do Jornal O Estado. A jornalista Olívia Franse, editora da TV Mirante, recebeu as homenagens em nome de Michele Cerveira e Roberto Prado, respectivamente, chefe de Reportagem e diretor de Jornalismo da Mirante. Pela TV, recebeu, ainda, o repórter Cícero Brito. Profissionais de outros veículos de comunicação também foram homenageados na cerimônia de premiação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.