Foragido

Preso em Tocantins ex-vigilante que participou de assalto a banco no Maranhão

Magaiver Carneiro fazia segurança privada do Banco do Brasil em Estreito/MA. Ele permitiu a entrada dos assaltantes à agência, em agosto de 2014, na época do crime.

Nelson Melo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Magaiver Carneiro dos Santos liberou acesso de assaltantes a agência bancária
Magaiver Carneiro dos Santos liberou acesso de assaltantes a agência bancária (Vigilante bandido)

Foragido da Justiça maranhense desde 2014, o ex-vigilante Magaiver Carneiro dos Santos, de 33 anos, foi capturado no Porto da Balsa, povoado Bela Vista, em São Miguel, no Estado de Tocantins. Ele estava sendo procurado por ter participado de um assalto ao Banco do Brasil na cidade de Estreito, na região sul do Maranhão. No momento da prisão, o suspeito estava acompanhado de uma mulher de 38 anos, que sofre de problemas psicológicos.

Policiais militares faziam patrulhamento na área do Bico do Papagaio, quando observaram o ex-vigilante ao lado da mulher, que estava registrada como desaparecida, sendo que a família dela reside em Imperatriz/MA. Magaiver, ao perceber que seria revistado, ainda tentou correr, mas logo foi alcançado pela guarnição. A equipe descobriu, ao verificar nos sistemas oficiais de segurança pública, dois mandados de prisão contra o abordado.

Um dos mandados de prisão é do Maranhão. O outro é oriundo do Pará, onde ele também estava sendo procurado igualmente por furto/roubo a bancos. Do local da captura, Magaiver Carneiro, que estava com R$ 3 mil em espécie, foi levado à delegacia da região. Depois, foi apresentado na Delegacia Regional de Imperatriz. Ele está encarcerado na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de lá.

O assalto

A ação criminosa aconteceu no dia 16 de agosto de 2014, por volta das 18h30, no momento em que os funcionários do banco se preparavam para ir embora, depois de concluírem os procedimentos. Na época, Magaiver era vigilante do Banco do Brasil. Ele liberou a porta giratória para que dois bandidos entrassem. Os criminosos, que não usavam balaclavas (toucas ninjas), renderam o gerente e seus colegas de trabalho.

Quando todos estavam rendidos, os assaltantes recolheram todo o dinheiro dos caixas. Na fuga, Magaiver abandonou o posto e saiu junto com a dupla. O trio escapou no carro do gerente. Além da grana, os criminosos subtraíram, armas de fogo e coletes balísticos dos outros vigilantes. As imagens das câmeras de segurança da agência ajudaram na identificação de todos os envolvidos na ação, que durou cerca de 50 minutos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.