bancada

Bancada do Maranhão debate sobre emendas

Deputados federais e senadores apresentaram propostas para a distribuição de recursos a projetos de expansão do IFMA, da Codevasf e da Embrapa no estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Deputados e senadores debateram destino de emendas
Deputados e senadores debateram destino de emendas (Bancada)

A bancada maranhense no Congresso Nacional recebeu, na última quarta-feira, representantes da Embrapa Cocais, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em Brasília, para discutir investimentos e destinação de emendas para projetos dos órgãos.

Participaram do encontro, a chefe-geral da Embrapa Cocais, Maria de Lourdes Brefin; o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira Pinto e o reitor do IFMA, Roberto Brandão.

“Neste momento em que estamos definindo as emendas parlamentares, impositivas ou não, é fundamental ouvirmos os problemas enfrentados atualmente e os planos para os próximos anos”, afirmou à imprensa, o deputado federal Juscelino Filho (DEM), coordenador da bancada maranhense.

“Com esse conhecimento e com sensibilidade, vamos procurar formas de incrementar o montante a ser investido em nosso estado, melhorando a vida dos maranhenses”, completou o parlamentar.

A Embrapa Cocais tem buscado verba para a construção de um complexo de Ciência e Tecnologia, empreendimento que já tem duas opções de terreno e projeto arquitetônico pronto.

Já a Codevasf, aponta a redução significativa no orçamento para 2020 com preocupação e busca maior aporte de investimentos. O IFMA apresentou à bancada a necessidade de recursos para concluir a construção de novos prédios em todo o estado.

AST

A bancada também se reuniu para discutir a tramitação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) na Câmara Federal. Na semana passada, uma reportagem do Congresso em Foco com a informação de possível remoção de famílias quilombolas do município de Alcântara, provocou polêmica sobre o tema.

A reportagem sobre o tema tomou por base afirmação da Coalização Negra Por Direitos, uma organização de entidade do movimento negro de todo o país e a partir de declarações de parlamentares.

O AST, assinado em Washington (EUA) no mês de março e aprovado em seguida na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara Federal, autoriza parceria entre Brasil e os Estados Unidos para exploração comercial do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

A bancada, contudo, tem trabalhado para desfazer a polêmica e aprovar o acordo na Câmara.

Juscelino afirmou que vai continuar empenhado na aprovação do AST. “Esse acordo é muito importante do ponto de vista estratégico, econômico e social”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.