Requerimento

CCJ da Câmara quer ouvir Rodrigo Janot

Felipe Francischini, presidente da CCJ, confirmou que requerimento pede depoimento de Janot

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22
Janot disse, em entrevista, que iria matar o ministro Gilmar Mendes
Janot disse, em entrevista, que iria matar o ministro Gilmar Mendes (Rodrigo Janot)

BRASÍLIA

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), disse ontem que será analisado na reunião de hoje um requerimento para ouvir o ex-procurador da República Rodrigo Janot. Na semana passada, Janot afirmou em entrevista a jornais que, em 2017, quando estava à frente da Procuradoria Geral da República, entrou armado no Supremo Tribunal Federal (STF) com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes e se suicidar em seguida.

O requerimento apresentado na CCJ é de convite e não convocação, o que significa que Janot não será obrigado a comparecer à comissão.
Caso o requerimento seja aprovado, também serão convidados o procurador Eduardo Pelella, ex-chefe de gabinete de Janot, e o ex-ministro José Eduardo Cardozo, que comandava o Ministério da Justiça à época em que Janot chefiava o Ministério Público.

Os requerimentos de convocação só podem ser apresentados para ouvir autoridades de primeiro escalão. A exceção é no caso de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que pode convocar qualquer pessoa para prestar depoimento.

Francischini afirmou que já conversou tanto com parlamentares governistas quanto de oposição e que o requerimento deverá ser aprovado sem dificuldade. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.