Final da Série C

Visitante indesejável, Tricolor vai buscar triunfo no primeiro embate

Os números mostram uma Bolívia Querida forte na competição, dono da melhor campanha geral da competição e visitante complicado de encarar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Time do Sampaio treinou no Castelão nesta quinta-feira (19)
Time do Sampaio treinou no Castelão nesta quinta-feira (19) (SAMPAIO TREINO CASTELÃO )

São Luís - O Náutico não deverá ter vida fácil diante do Sampaio Corrêa no primeiro embate da final da Série C do Campeonato Brasileiro. Os números mostram uma Bolívia Querida forte na competição, dono da melhor campanha geral e visitante complicado de encarar. A primeira partida da decisão é na casa alvirrubra, os Aflitos. A volta, no Castelão, em São Luís.

Apesar de não ter a melhor campanha da primeira fase, o Sampaio Corrêa fez mais pontos que o Náutico nas quartas e semifinais. Por isso, chega à decisão com o melhor retrospecto global da Série C. Em 22 jogos, a equipe maranhense fez 41 pontos. Foram 12 vitórias, cinco empates e cinco derrotas. O aproveitamento foi de cerca de 62% dos pontos disputados. Para efeito de comparação, o Timbu fez 38 pontos nas mesmas 22 partidas: 57% de aproveitamento.

A maioria dos pontos do Sampaio Corrêa na Série C foi conquistada no Castelão, mas o time não vai mal como visitante: em 11 jogos, ganhou cinco, empatou três e perdeu três, o que lhe rendeu a fama de visitante indesejado. No mata-mata, não foi derrotado fora. Empatou com o São José, em Porto Alegre, nas quartas de final, e venceu o Confiança, em Sergipe, nas semifinais.

O goleador do time na competição é Salatiel Júnior. O atacante fez sete gols em 17 partidas, um deles sobre o Náutico, na 16ª rodada, nos Aflitos. A partir daí, há maior distribuição entre os vários jogadores da equipe. O vice-artilheiro é o meia Rodrigo Andrade, que fez quatro.
Experiente no mundo da bola, o técnico João Brigatti é relativamente jovem na função de treinador. Ex-goleiro da Ponte Preta, nos anos 80, ele passou muitos anos como preparador de goleiros, passou a ser auxiliar técnico e só em 2018 é que foi efetivado como treinador da Macaca.

Depois da Ponte, ele foi para o Paysandu e, neste ano, acertou com o Sampaio já na Série C. Sob seu comando, o time cresceu de produção. Em 13 jogos com João Brigatti, foram oito vitórias, três empates e só duas derrotas. Nesse período, o time marcou 17 gols e sofreu oito.

Porém, neste ano, o Sampaio enfrentou três vezes o Náutico. Perdeu todas: uma pela Copa do Nordeste e duas pela Série C : 2 x 0 no Castelão e 2 x 1 nos Aflitos.
No último confronto, no entanto, pela 16ª rodada da Série C, o Sampaio já estava classificado para as quartas de final, enquanto o Náutico buscava se garantir na fase seguinte.

Em ritmo forte de preparação para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Brasileiro da Série C, o Sampaio Corrêa treinou na tarde de ontem (26) no CT José Carlos Macieira, com o técnico João Brigatti, já testando opções e armando a estratégia de jogo ideal para enfrentar o Náutico.

Como só os números não bastam, o Sampaio segue se preparando para o confronto contra o Náutico e com uma surprese. Recuperado de dores no joelho, Lucas Hulk treinou normalmente com o grupo e garante que está preparado para o confronto diante. “Foi só um susto, que me deixou fora de um jogo, mas estou me sentindo bem, treinando sem dores e à disposição do treinador. É uma final e quero muito ajudar a equipe a conquistar esse título”, declarou o volante Tricolor. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.