Inclusão

Projeto leva momentos de lazer para deficientes em praia de SL

"Inclusive Praia" acontece aos domingos na Litorânea, e jogos como xadrez e dama são oferecidos ao público-alvo; oficina de acessibilidade foi realizada na sede do Grupo Mirante pelos coordenadores

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Atividade do “Inclusive Praia” foi realizada em oficina no Grupo Mirante
Atividade do “Inclusive Praia” foi realizada em oficina no Grupo Mirante (Inclusive Praia)

Um projeto, denominado “Inclusive Praia”, está levando momentos de lazer para pessoas com deficiência, na região da Avenida Litorânea, em São Luís, durante os fins de semana. Coordenado pelo “Coletiva Tiquira com Cuxá”, a ação oferece diferentes tipos de jogos, como xadrez e dama, para autistas, deficientes visuais, surdos e outros. Uma Oficina de Sensibilização Prática em Acessibilidade Comunicacional foi realizada na sede do Grupo Mirante, para os profissionais da imprensa.

Thaisia Rocha, da Assessoria de Comunicação do “Inclusive Praia”, explicou que o projeto está em sua segunda edição, e 32 jogos são oferecidos ao público-alvo. A estação fica na Avenida Litorânea e funciona em uma tenda, com um contêiner. “É a primeira estação de lazer acessível para pessoas com deficiência aqui. O momento acontece na praia, no Caolho. O formato que a gente trabalha é o primeiro no Brasil”, esclareceu ela.

Embora direcionado para os deficientes, o projeto também beneficia idosos. As atividades são realizadas aos domingos, das 9h às 18h. Aos sábados, o “Inclusive Praia” vai dedicar a eventos para os familiares dessas pessoas, como aniversários e casamentos. “É uma forma de fazer com que as pessoas tenham um momento de lazer à beira da praia, o que torna o projeto tão especial. As pessoas com limitações, de qualquer tipo, ficam muito restritas ao calçadão. Agora, podem se divertir e interagir em um ambiente propício para essa acolhida”, disse Thaisia Rocha.

Para participar das atividades, a pessoa não paga nada. É um evento gratuito. A novidade para esta segunda edição é um espaço para piqueniques. “Em 2017, foram mais de mil visitas. Se a família quiser fazer um aniversário, o espaço estará aberto. É uma oportunidade de socialização incrível. Nós temos muitas cadeiras anfíbias, para proporcionar momentos de banho e ida ao mar. Os monitores levam as pessoas com toda segurança. A família pode acompanhar”, expressou a assessora.

Os jogos utilizados pelo projeto têm um teor inclusivo e educativo, como Thaisia enfatizou. Os de memória, por exemplo, são adaptados para os surdos por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Oficina no Grupo Mirante

O “Coletivo Tiquira com Cuxá” esteve na sede do Grupo Mirante, no bairro São Francisco, em São Luís, para a apresentação do projeto em primeira mão. Foi realizada, na ocasião, uma oficina com os profissionais da comunicação, tendo sido ministrada por Alessandra Pajama e demais membros da entidade. O objetivo era compartilhar informações para promoção de um melhor atendimento e adequação desse atendimento direcionado às pessoas com deficiência.

Durante a oficina, foram oferecidas dinâmicas e práticas de sensibilização em inclusão. A ideia principal foi informar algumas características específicas da acessibilidade comunicacional. O grupo mostrou como os jogos funcionam. Houve uma simulação de como um deficiente visual pode aprender ao brincar nas atividades promovidas pelo “Inclusive Praia”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.