Arte

Cantora Alice Caymmi estará na 14ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes

Evento do Sesc ocorre nos dias 5 a 11 de outubro com programação gratuita e que que valoriza a multiplicidade cultural

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Alice Caymmi trilhou seu próprio caminho, conquistando seu lugar no cenário nacional
Alice Caymmi trilhou seu próprio caminho, conquistando seu lugar no cenário nacional (Alice Caymmi )

São Luís - A Aldeia Sesc Guajajara de Artes caminha para a sua 14ª edição se firmando como um projeto que engloba todas linguagens artísticas. Este ano o evento ocorre de 5 a 11 de outubro, ocupando diferentes espaços de São Luís. A programação será totalmente gratuita e está confirmado show da cantora e compositora Alice Caymmi (RJ).

A cantora, além de possuir um sobrenome com grande legado para a MPB, trilhou seu próprio caminho, conquistando seu lugar no cenário nacional através da sua voz e composições marcantes. Além dela, o evento recebe na noite de encerramento a cantora e compositora MC Tha (SP), que ganhou grande repercussão esse ano com o lançamento do seu primeiro álbum intitulado “Rito de Passá”.

Nas artes cênicas o destaque vai para as produções maranhenses, como a apresentação do primeiro espetáculo musical de texto autoral da EnCanto Coletivo Cultural, chamado “Cadê a Herança? – uma comédia musical”, que conta a história sobre família embalada pela força das músicas de Rita Lee, Elis Regina e Roberto Carlos. A vida de Elis também será representada no espetáculo da Pulsar Cia de Dança. Para os amantes de dança outro espetáculo imperdível é “Ofélia Territórios Movediços”, da bailarina carioca Camila Fersi (MG/RJ), um solo de dança inspirado na personagem Ofélia, da peça "Hamlet" de Shakespeare.

O universo da literatura será contemplado com a realização do sarau com a temática literatura e representatividade. Para enriquecer essa programação acontece a palestra de Márcia Kambeba (PA), mestra em geografia cultural, compositora, escritora, fotógrafa, palestrante e poeta, que possui trabalhos sobre a questão política dos direitos indígenas. Seguindo com o compromisso de fomentar a troca de saberes, a programação da Aldeia conta com oficinas de dança contemporânea e palestras sobre direitos culturais e sobre arte indígena.

Para valorizar a produção audiovisual, a programação inclui a Mostra Itinerante de Cinema Nueva Mirada, voltada para o público infanto-juvenil, com filmes que estão fora dos circuitos comerciais de TV e cinema e abarcam a realidade da infância e juventude de diversos países. Além desta, também será exibida a Mostra Cinema Marginal, voltada para o público adulto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.