Homenagem

Câmara faz homenagem a jornais impressos do MA

O Estado, Jornal Pequeno e O Imparcial foram homenageados pelos vereadores devido aos serviços prestados a sociedade e pelo registro da história do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

O jornal O Estado do Maranhão e seus profissionais foram homenageados na última sexta-feira, 20, na Câmara Municipal de São Luís. Segundo o autor da proposta, vereador Pavão Filho (PDT), a homenagem é um reconhecimento pelos serviços em prol da sociedade que os jornais impressos vêm cumprindo no Maranhão. Também receberam homenagem os jornais O Imparcial e Pequeno.

Com a narrativa sobre a história do jornal impresso e a importância histórica deste tipo de meio de comunicação para a sociedade foi iniciada a homenagem aos três jornais impressos do Maranhão: O Estado, Jornal Pequeno e O Imparcial.

O vereador Pavão Filho lembrou que o jornalismo é um dos pilares da democracia, destacou a importância da independência dos veículos para um jornalismo de qualidade e ressaltou o compromisso dos três veículos com uma informação de qualidade para com a sociedade.

“Esse é um momento muito emocionante para todos nós poder reconhecer, através dessa homenagem, a estes bravos e guerreiros profissionais, que ao longo de décadas, tem escrito através destes jornais, a história da cidade. Cada um com suas características e suas digitais, mas acima de tudo com o compromisso da informação para com a sociedade”, disse Pavão.

Já o presidente da Câmara de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), reforçou a importância da imprensa para o fortalecimento da democracia e que a Casa reconhece o papel do jornal impresso como fonte de informação da sociedade.

“É uma das atribuições da Câmara prestar homenagem a pessoas e categorias e qualquer tipo de segmento que contribuem com o avanço da nossa cidade. O exemplo disso é essa homenagem a esses três jornais que são grandes fontes de informação, que de fato, dão uma grande contribuição levando uma boa informação em todo o estado do Maranhão e fortalece a democracia", disse.

Além dos jornais, profissionais também foram homenageados. De O Estado receberam homenagem Clóvis Cabalau, diretor de redação, Carla Lima, editora de Política, Bruna Castelo Branco, editora do Alternativo, Daniel Matos, chefe de reportagem, José de Ribamar Cardoso, editor de Polícia, Mário Reis, editor dos cadernos Mundo e Geral, e ainda o articulista José Carlos Sousa Silva.

Os profissionais do marketing, do comercial e da circulação também foram homenageados entre eles Madelon Araújo, diretora comercial, Jean César de Andrade Rodrigues, supervisor de circulação e Adelaide Campelo, supervisora de assinatura.

Segundo Clóvis Cabalau a homenagem da Câmara alcançou todos os grupos de trabalho que formam O Estado. “No jornalismo o trabalho funciona como uma grande engrenagem. Todos trabalham de forma harmônica e em conjunto fazendo o jornal funcionar”, afirmou Cabalau.

A diretora do Jornal Pequeno, Hilda Bogéa enfatizou que, mais do que nunca, o matutino manterá acesa a chama da permanente luta pela imprensa livre e pela liberdade de expressão no Maranhão. Já Pedro Freire, presidente de O Imparcial, lembrou que a missão jornalística do jornal e acrescentou que a credibilidade do matutino, prestes há completar um século, vem da isenção e da independência em “jogar luz sobre todos os fatos relevantes”.

Mais

A cerimônia, que foi realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira, também contou com a presença do secretário de Articulação Política e Comunicação do Governo do Maranhão, Rodrigo Lago, que no ato representou o governador Flávio Dino; do secretário municipal extraordinário de Assuntos Políticos, Nonato Chocolate, que esteve representando o prefeito Edivaldo Júnior; do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão, Douglas Cunha; além de familiares e profissionais que atuam nos veículos homenageados.

Mais

Histórico

O ESTADO – Matutino que pertence ao Grupo Mirante tem 60 anos de existência e surgiu em 1º de maio de 1959 como jornal Do Dia. Em 1973, o então ex-governador do Maranhão José Sarney e o poeta Bandeira Tribuzi compraram o jornal e, em homenagem ao estado, mudaram o nome do matutino para O Estado do Maranhão.

O IMPARCIAL – O jornal tem 93 anos de história. Ele entrou em circulação em 1º de maio de 1926. Em 1944, foi adquirido pelos Diários Associados de Assis Chateubriand, onde permanece até hoje.

JORNAL PEQUENO - Com 68 anos de existência, o jornal foi lançado em São Luís pelo jornalista José de Ribamar Bogéa, em 29 de maio de 1951. O matutino, ainda em seus primórdios fez história, porque surgiu na condição de único órgão de imprensa conceitualmente apartidário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.