Solidariedade

Câmara adere a campanha de doação de sangue do Grupo Mercúrio

Ação é coordenada pelo Grupo Mercúrio, com o objetivo de recolher mais de mil bolsas para o Hemomar; atividade começou no mês de agosto e já percorreu vários órgãos públicos

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Ação do Grupo Mercúrio foi realizada nesta quarta-feira, na Câmara Municipal, onde vereadores e funcionários doaram sangue
Ação do Grupo Mercúrio foi realizada nesta quarta-feira, na Câmara Municipal, onde vereadores e funcionários doaram sangue (doação de sangue)

SÃO LUÍS - Os vereadores, funcionários e visitantes da Câmara Municipal de São Luís participaram ontem da 4ª campanha de doação de sangue do Grupo Mercúrio. Ação que tem como objetivo arrecadar mais mil bolsas de sangue para o Hemomar. Este ano, a campanha tem como slogan “Compartilhe a Vida que Corre em suas Veias”.

O caminhão de coleta da Hemomar passou toda a quarta-feira, 4, estacionado no pátio da sede da Câmara de Vereadores, no Centro Histórico, a espera dos doadores. Um deles foi Gremelle Diniz, de 42 anos. Ele disse que é doador e iniciativas como estas são de suma importância. “Este tipo de ato pode salvar uma ou mais vidas”, afirmou o doador.
Igor Moreira, de 35 anos, também foi outro doador e frisou que na maioria das vezes a doação de sangue é feita somente quando alguém da família ou algum amigo precisam de uma bolsa desse líquido, mas este tipo de ato deveria ser feito com uma certa frequência.

Campanha
O coordenador da campanha e diretor do Hospital do Servidor, Plínio Tuzzolo, declarou que esse trabalho tem como objetivo adquirir bolsas de sangue para a Hemomar. A primeira edição ocorreu no ano de 2012. Um total de 150 bolsas foram entregues ao Hemomar. No ano seguinte, mais 340 bolsas. Na terceira edição, ocorrida no ano de 2018, foram entregues 811 bolsas de sangue. Este ano, a campanha teve início no dia primeiro do mês passado e deve se encerrar dia 6. No decorrer deste período, diversas ações já foram realizadas em várias instituições, na capital, e a meta é encerrar com mais de mil bolsas de sangue.

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Luís, vereador Estevão Aragão, disse que efetivou a parceria do Grupo Mercúrio com a Câma­ra, uma vez que a campanha aju­da a aumentar o banco de sangue da Hemomar, mobilizando o máximo de pessoas. “Quanto mais pessoas participarem melhor, pois, uma bolsa pode beneficiar até quatro pacientes”, ressaltou.

Coleta externa
Valma Costa, coordenadora de coleta externa da Hemomar, informou que as instituições que pretendem participar do programa de coleta externa de sangue de­vem enviar um ofício para a dire­ção da casa e, logo após, é feita o agendamento.

Ela ainda salientou que, ao longo do mês, já foram realizadas pelo menos 18 ações de coletas externas e em cada trabalho deste é possível adquirir cerca de 100 novas bolsas de sangue. “No decorrer do trabalho, o Hemomar disponibiliza todo o material e uma equipe de profissionais da área da saúde, inclusive com a presença de médicos, enfermeiros e assistentes sociais”, explicou Valma Costa.

SAIBA MAIS

DOAÇÃO DE SANGUE

Para doar sangue é necessário:
Apresentar documento oficial com foto
Estar bem de saúde
Ter entre 16 a 67 anos
Pesar acima de 50 quilos
Ter dormido bem nas últimas 24 horas
Não estar em jejum
Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação
Não ter se exposto a situação de risco que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue
Antes da doação é feito um cadastro
Realizado teste de anemia e verificado a pressão arterial, pulso, temperatura e peso
Entrevista com o médico ou enfermeiro
Coleta de sangue dura em torno de 15 minutos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.