Segurança

Após confusão, Praia Grande terá força-tarefa e videomonitoramento

Ocorreram duas reuniões desde o episódio de domingo, quando um rapaz foi baleado na Praia Grande; venda de bebida alcoólica será fiscalizada

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Reunião realizada no Centro de Criatvidade Odylo Costa, filho: presença de comerciantes e moradores da região
Reunião realizada no Centro de Criatvidade Odylo Costa, filho: presença de comerciantes e moradores da região (Reunião)

Após um episódio que acon­teceu no domingo, 1º, no Centro Histórico de São Luís, quando houve uma briga generalizada e um rapaz foi baleado, uma força-tarefa, envolvendo diversos órgãos, foi montada para reforçar a segurança pública no local. Duas reuniões foram realizadas desde então, e ficou decidido que câmeras serão instaladas na área da Praia Grande. Ademais, veículos que estiverem no local, com som alto, serão apreendidos.

A primeira reunião aconteceu na segunda-feira, 2, no gabinete do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, com representantes da Prefeitura de São Luís e da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA). Durante o encontro, o secretário Mádison Leonardo Andrade Silva, titular da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semuhr), frisou que, além da apreensão dos veículos com som alto, serão fiscalizadas a questão das licenças para os estabelecimentos comerciais da região.

“Na verdade, as ações já estavam sendo realizadas, mas serão intensificadas para coibir certas condutas irregulares no local. Na semana passada, apreendemos 10 veículos com som alto”, apontou Mádison Leonardo. Segundo ele, a força-tarefa não vai permitir que carros fiquem em logradouros, co­mo praças, perturbando o sossego das pessoas. Além disso, será fiscalizado se os bares estão vendendo bebidas alcoólicas para menores de idade.

Segundo Mádison Leonardo, participaram diversos órgãos da reunião, como Semurh, Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc) e Vigilância Sanitária. O Ministério Público do Maranhão também vai participar da força-tarefa, e o secretário da Semurh conversou com promotores na terça-feira, 3, sobre a situação no Centro Histórico.

Operação iniciada
A primeira operação da força-tarefa conteceu na quarta-feira, 4, com a participação de membros da Blitz Urbana, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes e outros. Bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais do Centro Histórico foram visitados pelas equipes, a fim de verificar possíveis irregularidades.

O objetivo é intensificar a fiscalização em bares previamente apontados pela Polícia Militar e Guarda Municipal. E também verificar em cada um desses locais as condições de funcionamento em relação às licenças. Até sexta-feira, 6, devem ser vistoriados oito bares, dentro do perfil levantado.

A operação vai prosseguir na próxima semana, até a completa verificação. As ações envolvem, também, a Vigilância Sanitária e a subprefeitura de São Luís.

Outra reunião
Mais uma reunião ocorreu na tarde de quarta-feira, 4, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, no Centro Histórico. Conforme informações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o encontro foi marcado pela presença de comerciantes e moradores da região, que ofereceram sugestões para que os atos de vandalismo, de violência e poluição sonora não mais aconteçam. A comunidade, nesse sentido, foi ouvida pela Polícia Militar, Setur, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

Durante a reunião, foi informa­do pela força-tarefa que câmeras serão instaladas na Praia Grande, para que atos de vandalismos e outros não ocorram mais no local. De acordo com a Setur, o monitor ficará em um ponto da Rua da Estrela. Nessa reunião, estiveram presentes o secretário Saulo de Tarso, adjunto da SSP/MA; o coronel Honório, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur), e o secretário Antonio José Bittencourt, titular da Setur.

SAIBA MAIS

CONFUSÃO NO DOMINGO

No domingo, ocorreu uma confusão generalizada na Praça Nauro Machado. De acordo com informações policiais, Mateus Alves de Moraes foi baleado no decorrer do episódio, cujos motivos não foram esclarecidos. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal Doutor Clementino Moura (Socorrão 2), na Cidade Operária. Um policial militar, que chegou ao local acompanhado da guarnição, por pouco não foi agredido por aproximadamente 25 pessoas. Os badernistas tentaram se apoderar da arma de fogo do PM, mas o grupo não conseguiu. O policial desferiu dois disparos para cima e um para o chão, a fim de cessar a confusão. A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão se manifestou em nota sobre o caso e afirmou que ficou constatado o consumo abusivo de álcool na Praia Grande, por alguns jovens, em festas realizadas nas imediações sem autorização legal para funcionamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.