Livro

"Imperador Cidadão", biografia de Dom Pedro II ganha reimpressão

A vida do último imperador do Brasil é retratada pelo historiador brasilianista Roderick J. Barman

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Capa do livro "Imperador Cidadão", de  Roderick J. Barman
Capa do livro "Imperador Cidadão", de Roderick J. Barman (Capa Imperador Cidadão)

São Paulo - Coedição da Imprensa Oficial do Estado e editora Unesp, o livro "Imperador Cidadão" conta a história de D. Pedro II, líder que se manteve por mais tempo no poder na história da América Latina desde a independência. Na obra reconhecida em 2001 pelo prêmio Warren Dean de História do Brasil, da American Historical Association, o leitor descobrirá o homem por trás da vida pública como imperador, abordando aspectos de sua personalidade e vida pessoal.

“Eu não pretendia escrever uma biografia de D. Pedro II. Trinta e cinco anos de pesquisas sobre a política e a sociedade brasileira no século XIX levaram-me, de modo relutante, porém inexorável, de volta a D. Pedro II como a chave para compreender o desenvolvimento do Brasil como Estado-nação”, revela o autor Roderick J. Barman na apresentação.

A obra reconstrói o cenário social e político instável do Brasil à época em que D. Pedro II assumiu o poder, em 1841. Tratava-se de um país que havia se tornado independente há menos de duas décadas e se estabelecido como Estado único cerca de um quarto de século antes, constituído de dezenove províncias unidas apenas pelo idioma e por um governo autocrático. Com recursos escassos, capacidade administrativa limitada e um campo de ação restrito, coube a um garoto de 14 anos a tarefa de transformar o país em um Estado-nação em pleno funcionamento.

Desde 1998 a Editora Unesp e a Imprensa Oficial publicam livros em parceria. São mais de 60 títulos em coedição, impressos no parque gráfico da Imprensa Oficial. Obras como Monteiro lobato, livro a livro: obra infantil (1º lugar na Categoria Teoria/Crítica Literária e Livro do Ano de Não-Ficção do 51º Prêmio Jabuti), A forma da cidade de origem portuguesa, O coração da Pauliceia ainda bate (Menção honrosa na Categoria Linguística, Letras e Artes do 4º Prêmio ABEU), Dicionário de segurança e defesa, e mais recentemente, no prelo, Correspondência Carlos Drummond de Andrade e Ribeiro Couto e Deveres e deleites, entrevista com Tzvetan Todorov.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.