Cosméticos

Maquiador dá dicas de beleza em turnê na Ilha

Apresentação de Marcos Costa, maquiador oficial da marca Natura, ocorreu na tarde de sexta-feira, 30, na Real Promoções

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23

A beleza é algo que as pessoas se preocupam no cotidiano. A aparência se torna, então, um aspecto muito focado, tanto para mulheres como para homens. Pensando nesta realidade, o maquiador oficial da Natura, Marcos Costa, natural de Goiás, realizou, em São Luís, na sexta-feira, 30, uma apresentação a um público diversificado. Ele está fazendo uma turnê denominada “Adoro Maquiagem 2019”. No evento, o profissional ofereceu muitas dicas para reforçar a autoestima de quem esteve presente.

O evento aconteceu na Real Promoções, situada na Avenida São Luís Rei de França, e começou por volta das 15h. Durante sua apresentação, Marcos Costa contou um pouco da sua trajetória na profissão e deu várias dicas de beleza. No público, havia consultores e consultoras da Natura e também consumidores dos produtos da marca. “Eu estou correndo as principais cidades brasileiras nesta turnê. Para mim, é um prazer estar em São Luís para falar de maquiagem e beleza para esse público caloroso”, declarou Costa.

O profissional goiano disse que uma das grandes dúvidas da mulher maranhense se refere à duração da maquiagem. “Usar uma base, um produto, um tratamento, essa é a questão. Pode usar um delineador que se transforma em sombra e que tem longa duração. Então, essa é uma das dicas. Cores? Bem, a mistura de cores quentes com cores frias, um rosa com dourado ou um rosa com coral. São cores que combinam bastante com a mulher brasileira, com a mulher nordestina, e, principalmente, com a mulher maranhense”, salientou o maquiador.

Biodiversidade e maquiagem
“Os produtos que a gente dá destaque é a nova base Matte Gold, que tem uma fórmula inteligente e ativos da biodiversidade brasileira”, comentou o maquiador. Segundo ele, a Natura é pioneira no uso desses ativos na maquiagem. “Um blush com longa duração, batons que tratam a pele dos lábios”, prosseguiu Marcos Costa, que atua no ramo há mais de 30 anos e já percorreu diversas cidades brasileiras, como Fortaleza, Goiânia e São Paulo, oferecendo dicas de make.

De acordo com Fabiane Brhwnny, gerente de vendas da Natura no Maranhão, Marcos Costa está percorrendo várias regiões do Brasil levando dicas de maquiagem para elevar ou manter a autoestima das mulheres. “São dicas focadas na maquiagem relacionada à pele brasileira, que é algo bem específico, que a gente defende como marca. Inclusive, além da natureza, da fauna e da flora brasileira, a especificidade da pele nacional”, ressaltou ela.

Ainda segundo Fabiane, há muitas novidades da marca, como a Linha 1, que foi completamente reformulada. “A base, toda a linha de cor, de pele, toda voltada à pele brasileira, uma pele especial, que tem sua oleosidade. Base para pele seca, mista e todo tipo de pele. E sempre atendendo à moda brasileira”, frisou a gerente de vendas. Brhwnny disse que muitos curiosos da linha e interessados no tema da maquiagem estiveram presentes na apresentação de Marcos Costa.

Conforme ela, a Natura possui mais de 12 mil consultores e consultoras somente na região metropolitana de São Luís. “No Maranhão, esse número é muito maior, pois temos mais de 40 mil consultores e consultoras, que estão fazendo parte desse grupo. A gente foca muito no tema da abordagem da autoestima feminina”, destacou Fabiane.

50 anos de mercado
Gerente de negócios da Natura, Mônica Cutrim observou que a marca completou 50 anos de mercado de cosméticos no último dia 28. “Somos a quarta marca mundial em cosméticos. Importante lembrar que usamos batom sem chumbo. Toda nossa maquiagem é voltada para o bem-estar da pessoa e tudo retirado de ingredientes da nossa natureza. Não faz mal nem para o meio ambiente nem para a pele da mulher brasileira”, ressaltou ela.

SAIBA MAIS

Sobre Marcos Costa
Marcos Costa é fascinado pelo universo das cores desde a infância e adotou batons, lápis e blush como ferramentas de trabalho a partir de 1983. Desde aquela época, um princípio sempre o norteou: levar a maquiagem para diferentes públicos, da mulher que já domina o assunto até aquela sem familiaridade com glitter e afins.
Não à toa, Marcos é o precursor de oficinas de maquiagem, cursos e consultoria em todos os cantos do país. Outra iniciativa nessa linha é o curso “Maquiagem Pra Todas”, por meio do qual ensina seus segredos para mulheres cegas ou com baixa visão.
Assina capas e editoriais de grandes revistas, jornais, sites, blogs, campanhas publicitárias, além da beleza para coleções de estilistas consagrados no Brasil e no exterior. Em 2006, publicou seu primeiro livro, “Eu Amo Maquiagem”, esgotado em apenas 4 semanas.
Sua segunda obra, “Maquiagem”, traz imagens artísticas e aulas de maquiagem passo a passo para mulheres de 15 a 80 anos. Desde que chegou às livrarias, faturou dois prêmios: “Fernando Pini” por excelência gráfica e foi o primeiro livro de beleza a receber o conceituado “Prêmio Jabuti”, como uma das melhores capas de 2014.
Goiano, Marcos está radicado em São Paulo e já trabalhou na Europa e nos Estados Unidos. É maquiador oficial da Natura Cosméticos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.