SÃO LUÍS - Você sabe como agir para salvar alguém que esteja sofrendo uma parada cardiorrespiratória? Nesse momento é fundamental aplicar as técnicas de reanimação até a chegada do socorro médico. Quem não sabe as manobras, terá uma oportunidade de aprender, gratuitamente, no Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar, que neste ano ocorrerá em 24 de agosto, das 10h às 22h, no Rio Anil Shopping e São Luís Shopping.
Realizado pela Liga Acadêmica do Trauma e Emergência do Maranhão (LATE), a ação tem o apoio do Hospital São Domingos e reunirá médicos e acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e outras instituições. O movimento, criado no Maranhão em 2013, ocorrerá em 19 estados e 34 cidades do país, com 39 pontos de atendimento à população.
A ação chega à sétima edição neste ano. Em 2018, foram treinadas 9.900 pessoas em todo o país. Em São Luís, foram 1.600 orientadas sobre as técnicas corretas de reanimação cardiorrespiratória (RCP) em adultos, crianças e bebês. São repassadas também formas de socorro em caso de engasgo e asfixia por alimentos.
O coordenador do Centro de Simulação Realística do Hospital São Domingos, Dr. Luís Carlos Bernardino Junior, explica que parada cardiorrespiratória é a perda abrupta das funções cardíacas e pulmonares e pode levar à morte, se não for revertida com a aplicação imediata das manobras de reanimação.
“Essa técnica é mundialmente utilizada e consiste em compressões torácicas e ventilações de resgate para se manter a pessoa em condições de receber o suporte avançado e a desfibrilação e assim, se reverter o quadro. A reanimação deve ser feita logos nos primeiros minutos da ocorrência da parada cardiorrespiratória até a chegada do socorro médico e isso aumenta as chances de sobrevida ”, detalha o médico, que integra a comissão realizadora do evento.
Manobra
E são exatamente essas técnicas que são ensinadas ao público durante a Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar. “A quantidade de compressões e o ritmo adequado são fundamentais para o sucesso da manobra e isso nós repassamos na mobilização. É muito importante que as pessoas aprendam a reanimar, pois assim podem ajudar a salvar muitas vidas”, frisa Dr. Bernardino Junior.
Para o repasse das técnicas, os médicos e acadêmicos utilizam manequins que simulam o corpo humano. Além das manobras manuais, a população será treinada para utilizar o Desfibrilador Externo Automático (DEA), equipamento necessário para reversão de algumas arritmias cardíacas. Esse aparelho pode ser utilizado por qualquer pessoa e deve estar disponível em locais de grande circulação, como shopping, aeroportos e academias de ginástica.
SERVIÇO
O QUE: Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar
DATA E HORA: 24 de agosto, das 10h às 22h
LOCAIS: Rio Anil Shopping e São Luís Shopping
PÚBLICO-ALVO: População em geral
...
Saiba Mais
- CRM impede que falsário obtenha registro médico
- "Nossa missão é salvar vidas"
- "Precisamos, mais do que nunca, de um corpo forte e de uma mente positiva e sã"
- O exercício da Medicina e o título de especialista para o médico
- Presidente do TJ suspende liminar que obrigava transferência de estudantes para o curso de Medicinada UEMA em Caxias
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.