Política | Homenagem

Homenagem de deputado do PT a Glenn Greenwald deve ser aprovada na AL

Proposta do deputado estadual Zé Inácio já passou por comissões técnicas e aguarda a inclusão na Ordem do Dia para ser votada em plenário
Gilberto Léda/Da Editoria de Política21/08/2019

A Assembleia Legislativa do Maranhão deve aprovar até o início de setembro projeto de resolução que concede Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao jornalista Glenn Greenwald, fundador do The Intercept - site que tem vazado conversas de procuradores da Lava Jato e do ministro da Justiça, Sergio Moro.
A informação foi prestada pelo autor da proposta, deputado Zé Inácio, do PT, na manhã de ontem, durante conversa com jornalistas na Casa.
Segundo ele, o projeto já passou pelas comissões e depende, agora, apenas da inclusão na Ordem do Dia, para ser apreciado em plenário.
"O presidente Othelino Neto já está com a proposta em mãos e deve definir uma data para a inclusão na Ordem do Dia, o que garante a apreciação em plenário.
Aos jornalistas, o parlamentar petista disse que convidará o norte-americano para receber pessoalmente a medalha, em São Luís, e que proporá acesso de um jornalista à tribuna da Casa para discursar sobre liberdade de imprensa.
Por ocasião da apresentação do projeto, Zé Inácio ponderou por que acredita ser importante homenagear o jornalista. Ele não citou, contudo, os recentes vazamentos que atingem a Lava Jato, apenas os relacionados a espionagem levada a cabo pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).
“Homenagear o jornalista Glenn Greenwald com a Medalha Manuel Beckman é reconhecer as suas grandes contribuições por meio do jornalismo investigativo, sempre defendendo o Estado Democrático de Direito. Além disso, importante destacar o esforço dele no sentido de denunciar inúmeras ações de espionagem praticadas contra o Brasil, principalmente as que foram levadas a efeito pelo governo norte-americano, e, com isso, proteger a soberania nacional e a dignidade do cidadão brasileiro, circunstâncias que o credenciam a receber a referida Medalha”, disse Zé Inácio.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte