Homenagem

Homenagem de deputado do PT a Glenn Greenwald deve ser aprovada na AL

Proposta do deputado estadual Zé Inácio já passou por comissões técnicas e aguarda a inclusão na Ordem do Dia para ser votada em plenário

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Jornalista Glenn Greenwald será convidado para receber homenagem em São Luís
Jornalista Glenn Greenwald será convidado para receber homenagem em São Luís (Glenn Greenwald)

A Assembleia Legislativa do Maranhão deve aprovar até o início de setembro projeto de resolução que concede Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman” ao jornalista Glenn Greenwald, fundador do The Intercept - site que tem vazado conversas de procuradores da Lava Jato e do ministro da Justiça, Sergio Moro.
A informação foi prestada pelo autor da proposta, deputado Zé Inácio, do PT, na manhã de ontem, durante conversa com jornalistas na Casa.
Segundo ele, o projeto já passou pelas comissões e depende, agora, apenas da inclusão na Ordem do Dia, para ser apreciado em plenário.
"O presidente Othelino Neto já está com a proposta em mãos e deve definir uma data para a inclusão na Ordem do Dia, o que garante a apreciação em plenário.
Aos jornalistas, o parlamentar petista disse que convidará o norte-americano para receber pessoalmente a medalha, em São Luís, e que proporá acesso de um jornalista à tribuna da Casa para discursar sobre liberdade de imprensa.
Por ocasião da apresentação do projeto, Zé Inácio ponderou por que acredita ser importante homenagear o jornalista. Ele não citou, contudo, os recentes vazamentos que atingem a Lava Jato, apenas os relacionados a espionagem levada a cabo pela Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).
“Homenagear o jornalista Glenn Greenwald com a Medalha Manuel Beckman é reconhecer as suas grandes contribuições por meio do jornalismo investigativo, sempre defendendo o Estado Democrático de Direito. Além disso, importante destacar o esforço dele no sentido de denunciar inúmeras ações de espionagem praticadas contra o Brasil, principalmente as que foram levadas a efeito pelo governo norte-americano, e, com isso, proteger a soberania nacional e a dignidade do cidadão brasileiro, circunstâncias que o credenciam a receber a referida Medalha”, disse Zé Inácio.

Espionagem
Em 2009, Glenn Greenwald trouxe a público informações divulgadas pelo site WikiLeaks que revelam que o governo dos EUA pressionou autoridades ucranianas para emperrar o desenvolvimento do projeto conjunto Brasil-Ucrânia de implantação da plataforma de lançamento dos foguetes Cyclone-4 – de fabricação ucraniana – no Centro de Lançamen­tos de Alcântara , no Maranhão.
E em setembro de 2013 o programa Fantástico, baseado em documentos fornecidos por Edward Snowden a Greenwald, revelou que a Agência de Segurança Nacional (NSA) vinha espionando a Petrobrás com fins de beneficiar os americanos nas transações com o Brasil.
Ainda em 2013, em reportagem com a jornalista Sônia Bridi, Greenwald revelou que além de grandes empresas como a Petrobrás, a então presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi espionada pelo governo americano. A partir de então, as revelações têm provocado reação em todos os países do mundo e na comunidade de especialistas na segurança da Internet. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.