Arte

'Prêmio Gonçalves Dias' é entregue a vencedores

Venceram os poetas Francisco de Assis Peres Soares, em primeiro lugar, e Rogério Henrique Castro Rocha, em segundo; iniciativa é do deputado Adriano Sarney

Carla Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Abertura teve performances de artistas encenando passagem de Gonçalves Dias e sua amada, Ana Amélia
Abertura teve performances de artistas encenando passagem de Gonçalves Dias e sua amada, Ana Amélia (Poesia)

A segunda edição do concurso “Novos Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias” premiou os vencedores em solenidade realizada na tarde de sábado, 10, na Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI). O evento marcou o Dia Estadual da Poesia, celebrado no dia 10 de agosto, data do aniversário do autor de “Canção do Exílio”. A efeméride foi instituída por meio de lei de autoria do deputado estadual Adriano Sarney (Lei 10.545/2016) que participou do evento.

Venceram o concurso os poetas Francisco de Assis Peres Soares, que com o poema “Eu Pirata” ganhou o primeiro lugar. O segundo ficou com Rogério Henrique Castro Rocha autor do poema “A ilha que pende sobre o nada”. O primeiro classificado recebeu um prêmio no valor de R$ 1 mil e o segundo, R$ 500,00.

A abertura contou com as performances de artistas que, usando figurinos de época, encenaram os personagens Gonçalves Dias e sua amada, Ana Amélia. Antes do anúncio os cinco poemas classificados entre os 40 selecionados, foram declamados por seus autores.

“Ficamos imensamente satisfeitos com o sucesso que foi esta segunda edição e reforçamos nosso compromisso com a cultura do Maranhão. Este concurso é uma retomada da produção poética em nossa terra e o realizamos em parceria com a AMEI sem o apoio de prefeituras ou do governo do Estado. No entanto, esperamos que ano que vem possamos contar com estes apoios”, frisou o deputado Adriano Sarney durante a entrega da premiação.

A aposentada Rita de Cássia Coimbra compareceu ao evento e destacou a importância da data e do concurso para a cultura local. “É algo que nos estimula a valorizar nossa história literária e, ao mesmo tempo, não esquecer da importância de Gonçalves Dias para as letras brasileiras”, disse.

O prêmio “Novos Poetas Maranhenses – Prêmio Gonçalves Dias” selecionou os 40 melhores textos que comporão uma coletânea e cada autor receberá um livro gratuitamente. A coletânea será lançada no dia 31 de agosto, Dia Nacional da Poesia, na AMEI.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.