Lançamento

Vida de Maranhão Sobrinho em publicação

Livro do escritor Kissyan Castro, será lançado hoje, às 17h30, na sede da Academia Ludovicense de Letras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Kissyan Castro percorreu caminhos feitos por Maranhão Sobrinho
Kissyan Castro percorreu caminhos feitos por Maranhão Sobrinho (Kissyan Castro)

SÃO LUÍS- O livro “Maranhão Sobrinho – O poeta maldito de Atenas”, sexta publicação do poeta poeta Kissyan Castro, será lançado hoje, às 17h30, na sede da Academia Ludovicense de Letras (Centro). O evento integra a programação do 6º aniversário da entidade, que homenageia os 140 anos de Maranhão Sobrinho.

O novo livro de Kissyan Castro sai pela editora Penalux e é dedicado a Jomar Morais, também pesquisador de Maranhão Sobrinho. Faz parte de um projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, para a criação de um espaço dedicado a Maranhão Sobrinho e suas obras em Barra do Corda. A obra é resultado de oito anos de pesquisa de Kissyan Castro que, para escrevê-lo, visitou os lugares em que Maranhão Sobrinho viveu, reconstruindo os caminhos percorridos pelo poeta desde Barra do Corda, sua terra natal, até seus últimos dias de vida, já em terras amazônicas.

Em sua visita a Manaus, esteve na Biblioteca Estadual, no Arquivo Público e em acervos particulares, encontrando nesses lugares fotos, poemas inéditos e vários detalhes biográficos do artista. O título do livro foi tirado de um epíteto que Maranhão Sobrinho atribuía a si mesmo: “O Poeta Maldito de Atenas”.

Pesquisa

Essa não é a primeira vez que Kissyan se debruça sobre a obra de seu conterrâneo. Em 2015, lançou Maranhão Sobrinho – Poesia Esparsa, que reuniu 105 poemas inéditos coletados da produção dispersa do escritor em publicações da imprensa, além de um perfil biográfico do poeta simbolista, que corrige vários equívocos históricos. O livro trouxe também testemunhos de intelectuais que conheceram o poeta pessoalmente, a repercussão nacional de sua morte, o paradeiro de seu espólio literário e uma fortuna crítica sobre sua obra.

“O Poeta Maldito de Atenas amplia e aprofunda o Itinerário Biográfico, contido no apêndice da Poesia Esparsa de Maranhão Sobrinho”. Entre as novidades, podemos destacar a iniciação precoce do poeta na boemia (com apenas sete anos de idade); uma frustração amorosa aos 15 anos; a falsa alegação de que Maranhão Sobrinho foi um dos fundadores da Oficina dos Novos; e as críticas mordazes de Osório Duque Estrada, autor da letra do Hino Nacional Brasileiro, ao seu livro de estreia. Esta última informação está entre as razões de o poeta ter se recusado a fazer carreira literária no Rio de Janeiro”, afirma Kissyan.

Kissyan Castro - Poeta e pesquisador maranhense (Barra do Corda/MA, 1979). Autor dos livros Vau do Jaboque (2005), Bodas de Pedra (2013), Maranhão Sobrinho – Poesia Esparsa (2015) e Rio Conjugal (2016) e Estreito de Éden (2017). Kissyan Castro tem poemas publicados em vários sites e revistas, entre as quais Germina e Portal de Poesia Ibero-Americana, de Antonio Miranda. Atualmente colabora no site www.barradocorda.com. Formado em Teologia, é servidor público, membro efetivo da Academia Barra-Cordense de Letras.

Saiba mais

Maranhão Sobrinho - Nascido em Barra do Corda, em 1879, Maranhão Sobrinho morreu em 1915, em Manaus, de cirrose hepática, poucos dias antes de completar 36 anos. Um dos principais nomes do simbolismo brasileiro, ao lado de Cruz e Sousa e Alphonsus Guimarães, Sobrinho lançou três livros em vida: Papéis velhos, Estatuetas e Vitória Régia, mas é um autor pouco reeditado.

Serviço

Livro: “Maranhão Sobrinho - O maldito de Atenas”

Quando: Hoje, às 17h30

Onde: Academia Ludovicense de Letras - Rua Djalma Dutra, 128 – Centro, São Luís-MA

Preço do livro: R$ 40,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.