Quase

Sampaio está 99,9% classificado

Com 30 pontos, o Tubarão é líder isolado tanto do grupo A, quanto de toda a competição; por isso, a Bolívia precisa somar apenas um ponto

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Com João Brigatti, foram seis jogos;  a equipe está invicta
Com João Brigatti, foram seis jogos; a equipe está invicta (João Brigatti)

São Luís - Faltando três rodadas para o fim da fase classificatória da Série C do Campeonato Brasileiro, o Sampaio praticamente alcançou seu primeiro objetivo, a classificação para as quartas de final, ao vencer o Treze, por 2 x 0. Com 30 pontos, o Tubarão é o líder isolado tanto do grupo A, quanto de toda a competição. Por isso, a Bolívia Querida precisa somar apenas um ponto dos nove que falta disputar.
Porém, dos três jogos que o Tricolor tem pela frente, dois serão fora e um em casa. O Sampaio Corrêa ainda vai jogar com Náutico (fora), ABC (fora) e Imperatriz (casa).

De acordo com o site Chance de Gol, o Sampaio Corrêa tem 99,9% de chances de classificação para as quartas de final e zero de rebaixamento.

Na Série C de 2018, o time que se classificou para as quartas de final com menos pontos foi o Botafogo (PB) com 26; na edição de 2017 foi o Confiança com 25 e em 2016 foi o ASA, também com 25.
Se a primeira fase da Série C terminasse hoje, o Sampaio Corrêa enfrentaria o Ypiranga (RS), quarto colocado do grupo B com 22 pontos, e ainda teria a vantagem de jogar a segunda partida do mata-mata das quartas de final no Castelão.

Grande parte deste feito se deve ao treinador João Brigatti, que, com trabalho e diálogo, conquistou apoio dos jogadores, diretoria e torcedores, mas pautado pelo respeito ao oponente, como foi visto no último domingo. “Foi um jogo tranquilo entre aspas. O Treze é uma equipe tradicional do futebol brasileiro, embora não realize boa campanha. Entramos em campo pensando na classificação antecipada. O time jogou com muita inteligência e paciência em busca do resultado positivo”, analisou.

Desde a sua chegada, foram seis jogos. A equipe está invicta. Depois do jogo de estreia com empate, foram cinco vitórias seguidas. Com um detalhe: quatro jogos sem to­mar gols.

Durante a semana anterior ao confronto diante do clube paraibano, João Brigatti destacou a necessidade de ser paciente e competente para furar o sistema de­fensivo. O Tubarão abriu o placar logo na saída, com menos de um minuto de jogo, com o lateral Romano. Mesmo com forte esquema de marcação em cima de Marcelinho Paraíba, o clube maranhense sofreu alguns sustos, mas Roney fez o segundo gol aos 19 minutos.

Após o intervalo, o Sampaio administrou bem a vantagem para comemorar vaga no mata-mata com três rodadas de antecedência. “Sabíamos da qualidade do Marcelinho Paraíba, um atleta muito experiente e com bola parada superperigosa. Fizemos dois gols no primeiro tem­po, os quais nos trouxeram grande tranquilidade. A equipe soube conduzir bem a partida até o apito final. Parabéns a todos do elenco e aos torcedores que nos prestigiaram”, elogiou o professor.

Com a vitória, os números de João Brigatti à frente da Bolívia chamam a atenção. Em pouco mais de um mês, são seis jogos de invencibilidade, com um empate - justamente na estreia diante do Confiança - e cinco vitórias con­secutivas, sendo duas como visitante, além de nove gols marcados e só dois sofridos.

Garantido entre os oito melhores da Série C, o Sampaio Corrêa tem como objetivo garantir a liderança do Grupo A para decidir o acesso à Série B no Estádio Castelão.

Com 30 pontos, o time de São Luís volta a campo na próxima segunda-feira, 12, diante do vice-líder Náutico (24), no Estados dos Aflitos, às 20h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.