Explosão

Bandidos explodem a 12ª agência bancária este ano no Maranhão

Alvo desta vez foi a agência do Banco do Brasil na cidade de Rosário; apesar do estrago com a explosão, que destruiu o banco, nada foi roubado

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Agência do Banco do Brasil, em Rosário, explodida na madrugada de ontem
Agência do Banco do Brasil, em Rosário, explodida na madrugada de ontem (Banco)

SÃO LUÍS - As agências bancárias no Maranhão continuam alvos de bandidos. Doze delas já foram explodidas este ano, enquanto em todo o ano passado, foram 14 ocorrências. Ainda no primeiro semestre de 2019, a polícia registrou cinco casos de tentativas de assalto e arrombamento de bancos no estado. Mais de 90% das ocorrências foram contra o Banco do Brasil.

Na madrugada desta quinta-feira, 25, quadrilheiros explodiram a agência do BB na cidade de Rosário, mas, segundo a polícia, eles não conseguiram levar nenhuma quantia em dinheiro, mas deixaram um rastro de destruição, principalmente para a economia da região do Munim nos próximos meses.

O major Francisco Pereira, comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar, informou que essa ação criminosa teria sido praticada por quatro bandidos. Primeiramente eles tomaram de assalto um veículo Corsa Classic nas imediações do município de Axixá e seguiram para Rosário, onde chegaram a Rosário por volta das 4 horas e foram diretamente para a agência, no centro da cidade.

Dois criminosos entraram no banco e instalaram as bananas de dinamite. Com a explosão, o teto despencou e a porta da frente, de vidro, ficou destruída, mas não afetou os caixas eletrônicos e o setor do cofre central da agência. A polícia foi acionada e os bandidos com receio de serem presos em flagrantes fugiram em direção ao povoado São Simão, zona rural do município.

O major também informou que os militares encontraram, ainda, explosivos não detonados. A polícia acredita que os criminosos, no momento da ação, não portavam armamento de grosso calibre. “Apesar da explosão, nenhuma quantia em dinheiro foi roubada, pois os policiais chegaram antes que os bandidos pudessem concluir o crime”, contou Francisco Pereira.

Diligências

O militar informou, ainda, que a polícia está realizando incursões na Região do Munim e dos Lençóis Maranhenses visando prender os bandidos. O veículo utilizado nessa ação já foi localizado na zona rural de Rosário, e os quadrilheiros já estariam identificados.

Ainda ontem foram deslocados para a região, policiais da Superintendência de Investigações Criminais (Seic), do Cosar e do Centro Tático Aéreo (CTA) para uma varredura na área. Também, ontem, os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) foram ao local para a perícia. Até o começo da noite de ontem não havia registro de prisão dos acusados.

Problemas na economia

O Banco do Brasil de Rosário, além de atender aos moradores do município, proporcionava suporte aos moradores das cidades vizinhas como Bacabeira, Axixá, Morros, Cachoeira Grande e Presidente Juscelino. Os comerciantes, principalmente os de Rosário, declararam que as vendas podem diminuir durante o período em que a agência estiver fechada.

Com a paralisação da agência, os moradores de Rosário vão ter que procurar outra cidade para receber os seus proventos e, consequentemente, devem fazer compras, e até mesmo o pagamento de seus tributos como água, luz e telefone nessas localidades. Com isso a economia de Rosário cai e o comércio quebra.

Números

12

é o número de agências bancárias explodidas este ano no Maranhão, além de cinco casos de tentativas de assalto e arrombamento; em todo o ano passado, foram 14 ocorrências, a maioria (90%) contra o Banco do Brasil

Entenda

Arrombamentos a bancos no estado durante este ano

Dia 17 de janeiro: Banco do Brasil da Alemanha, na capital;

Dia 23 de janeiro: Banco do Brasil do Calhau, na capital;

Dia 24 de fevereiro: Caixa Econômica Federal do Monte Castelo, na capital;

Dia 14 de março: Banco do Brasil do Anil, na capital;

Dia 9 de abril: Banco do Brasil de Santa Inês;

Dia 3 de junho: Banco do Brasil do Calhau, na capital;

Dia 4 de junho: Banco do Brasil e Bradesco em São Bernardo;

Dia 8 de junho: Bradesco em Penalva;

Dia 26 de junho: Banco do Brasil do João Paulo, na capital;

Dia 2 de julho: Bradesco em nova Olinda;

Dia 25 de julho: Banco do Brasil em Rosário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.