Luto no Judiciário

Corpo de Pedro Leonel Pinto de Carvalho é enterrado

De acordo com familiares do ex-procurador geral do Estado, ato foi reservado e realizado na tarde de ontem,22, no Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Pedro Leonel, de 82 anos, foi sepultado na tarde de ontem no Cemitério Parque da Saudade
Pedro Leonel, de 82 anos, foi sepultado na tarde de ontem no Cemitério Parque da Saudade (De Jesus)

SÃO LUÍS - O corpo do ex-procurador Geral do Estado do Maranhão, o advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho, de 82 anos, que faleceu em virtude de problemas resultantes de câncer, foi enterrado no fim da tarde de ontem,22, sob forte comoção. O ato, reservado apenas a familiares e amigos mais próximos, aconteceu no Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais.

De acordo com familiares, Pedro Leonel – de inspirador profissionalismo – sofria há alguns meses após ser diagnosticado com a doença. Apesar de se submeter a tratamento quimioterápico, com alta carga de medicações, não foi possível reverter o caso. A morte do advogado foi confirmada na madrugada de ontem,22.

A O Estado, um dos filhos de Pedro Leonel, o procurador Pedro Luciano, expressou profunda lamentação com a morte do pai. “Mesmo antes de sua morte, ele [Pedro Leonel] ainda mantinha agenda ativa, sempre concentrado em suas tarefas e enfrentando o problema com coragem. Sem dúvida, foi um grande homem”, disse.

O velório do corpo de Pedro Leonel aconteceu na Central de Velórios da Pax União, no Centro. Nas redes sociais, várias manifestações de políticos e membros da advocacia expressaram admiração ao trabalho do ex-procurador.

Um dos nomes foi o deputado federal Edilázio Júnior (PSD). Segundo ele, Pedro Leonel foi um “advogado combativo, que sempre trabalhou contra a malversação de recursos públicos”.

O escritor e cineasta, Joaquim Haickel citou Pedro Leonel como “um dos últimos gigantes da advocacia do Maranhão”. Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Maranhão citou Pedro Leonel como “era um profissional atuante, considerado por muitos, um dos maiores processualistas do Brasil”.

Além de um dos maiores processualistas do país, Pedro Leonel era considerado um ávido observador dos fatos cotidianos. Ele é considerado, inclusive, peça importante na Lava Jato. Foi dele a primeira ação a apontar problemas no acordo para a compra de uma refinaria em Pasadena (EUA), em 2013. Ele também ficou famoso pelo caso do “vidraceiro”, marcado por uma ordem judicial de arrombar o cofre do Banco do Brasil.

Mais

NOTA DA OAB MARANHÃO

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB/MA), em nome da classe advocatícia, se solidariza com familiares e amigos do advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho OAB/MA 417, falecido na madrugada desta segunda-feira, 22, em São Luís.

Ao longo dos anos, Dr. Pedro Leonel Pinto de Carvalho, além dos relevantes serviços prestados à advocacia, ao mundo jurídico e à sociedade maranhense foi professor e Procurador Geral do Estado, no Governo João Castelo.

Dr. Pedro Leonel Pinto de Carvalho era um profissional atuante, considerado por muitos, um dos maiores processualistas do Brasil. Advogado renomado com forte atuação no Maranhão e proprietário do escritório Pedro Leonel Advogados Associados, era reconhecido como um dos melhores causídicos do estado.

À família, aos amigos e colegas de profissão deixamos nossos votos para que todos possam seguir suas vidas confortados na Fé, em momento tão difícil.

São Luís(MA), 22 de junho de 2019.

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.