Arraial Energia de São João

Três noites de despedida do São João fora de época

Festança do São João fora de época no Arraial Energia de São João, no Ceprama, na Madre Deus, continua hoje, às 19h, e prossegue até domingo, quando encerrará sua programação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Arraial Energia do Maranhão
Arraial Energia do Maranhão (Arraial Energia do Maranhão )

São Luís - O Ceprama (Madre Deus) será palco, neste fim de semana, dos últimos dias do “Arraial Energia do São João 2019”, que promove um desfile do que há de melhor e mais rico na cultura popular maranhense alusiva ao São João. A festança começa às 19h. O arraial recebeu os mais diferentes grupos folclóricos, com destaque para os batalhões de bumba meu boi. A moderna estrutura e organização foram as marcas registradas do evento.

Hoje, o “Arraial Energia do São João 2019” começa com a apresentação do Tambor de Crioula “Arte Nossa”, para esquentar o público. Por volta das 20h, o palco receberá a Orquestra Jovem João do Vale, e, em seguida, às 21h, os integrantes do Boi de Upaon Açu adentram o terreiro. A festança terá continuidade com o Boi de Santa Fé e sua apresentação lembrando um ritual africano, com destaque para os marcantes cazumbás. Na sequência, se apresentarão o Boi Brilhoso Sol e Mar e o Boi de Maracanã, grupo folclórico centenário e tradicional do sotaque de matraca.

Amanhã, o terreiro será reaberto ao público às 19h, dando a largada com a cadência da Dança do Lelê de São Simão, seguida do Boi de Nina Rodrigues e sua animada orquestra. Depois, se apresentarão o Boi de Morros (que reúne mais de 150 brincantes, entre índias, índios, vaqueiros e outros personagens), Boi Pirilampo e o Boizinho Barrica, um dos grupos folclóricos anfitriões, já que é originário daquele bairro, considerado um dos celeiros culturais de São Luís.

Maioba - À meia-noite, encerrando a programação de sábado, tem Boi da Maioba, que sempre comparece com um batalhão de mutucas (pessoas que acompanham os grupos folclóricos nas noites de São João). No domingo, última noite do evento, a festa começa no mesmo horário, com a Cia. Vem Bebê e o Boi Lendas e Magias. Em seguida, Boi de Presidente Juscelino, Boi da Madre Deus e, para o grande encerramento, o batalhão do Boi de Axixá.

Neste terceiro ano consecutivo, o projeto, que conta com o Patrocínio do Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão, recebeu de forma especial os idosos e pessoas com deficiência no espaço reservado, com cadeiras e visão privilegiada do palco e de todas as atrações.

“Concentramos um pouco de tudo que representa a diversidade da cultura popular e neste encerramento, teremos diversos sotaques e ritmos. Quem ainda não veio, fica o convite para vir descobrir a riqueza da nossa cultura, em um ambiente que prima pela segurança e conforto de todo o público, inclusive o infantil, que conta com uma área de brinquedos para entreter a garotada, além de praça de alimentação e arena de food trucks com comidas de todos os tipos”, convidou o produtor Henrique Almeida, da Octop Entretenimento, responsável pela produção geral do evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.