SÃO LUÍS - A região da Ponta d’Areia, em São Luís, segue sendo denunciada por diversos problemas estruturais. Apesar de ser área nobre na capital maranhense, tendo um dos metros quadrados mais caros, além de sediar importantes espaços turísticos, como o Espigão Costeiro e o Forte Santo Antônio da Barra, apresenta problemas graves de drenagem e de esgoto.
A praia da Ponta d’Areia enfrenta grandes problemas relacionados à falta de estrutura. Um dos mais sérios é o lançamento de esgotos sem nenhum tratamento direto na praia. Esse esgoto, segundo os órgãos competentes, é produzido pelos prédios que cercam a localidade.
O Estado registrou um cano jorrando esgoto não tratado direto para o mar nas imediações da Avenida Nina Rodrigues, onde fica o Pier 66, local onde estão atracadas diversas embarcações. “Já faz seis dias que o esgoto está jorrando desse jeito no mar, sem parar”, denunciou o vigilante de uma das embarcações, bem próximo ao esgoto. Outro problema também é que os rios Anil e Bacanga já deságuam poluídos na praia, o que aumenta a quantidade de coliformes fecais na água.
A Avenida Nina Rodrigues também é constante alvo de reclamações da população que passa pelo local. A drenagem da via, segundo os moradores, se mostra ineficaz em qualquer chuva, deixando o espaço alagado, sendo difícil a passagem de carros.
Nesta mesma área, foi anunciada, em abril deste ano, a construção do Cais Flutuante São Luís-Alcântara, que além de facilitar o deslocamento para a cidade, realizará obras de urbanização das regiões do entorno, estacionamento, jardim, passeio, espaços para comercialização de artesanato, lanchonetes, banheiros, área de retroporto, píer e rampas de acesso móveis.
O Estado questionou o Governo do Estado a respeito dos serviços de melhoria no local. Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que vem realizando obra para implantação de um novo emissário de esgoto na Avenida Dr. Jackson Lago, que visa aperfeiçoar a coleta de efluentes em toda região, incluindo a Avenida Nina Rodrigues.
A Caema comunicou que não há, até o momento, em seus canais de relacionamento, registro formal sobre o assunto mostrado na reportagem. Ainda assim, já destinou equipe para verificação in loco e tomada de providências no que for de sua competência. A companhia reforça que toda e qualquer informação ou reclamação sobre a operação das redes de água ou de esgoto devem ser relatadam pelos canais 0800-7010-195 ou através do app Caema Mobile.
Água imprópria
De acordo com dados da Sema, em laudo referente à ação de monitoramento realizada no período de 4 de junho a 1º de julho, foram coletadas e analisadas amostras de água de 21 pontos distribuídos nas praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagi, e todos estão com níveis altos de poluição. A ação foi empreendida por técnicos da secretaria e obedece aos padrões fixados na Resolução Conama nº 274/00.
Os seis pontos monitorados ao longo da Ponta d’Areia são os que têm o maior nível de poluição do relatório. A falta de saneamento acarreta um problema de saúde pública, pois a imersão em águas impróprias implica em um potencial de risco para pessoas que entrarem em contato com essa água, em especial as crianças e idosos, que apresentam maior probabilidade de contaminação por terem um organismo mais exposto e frágil.
As doenças mais comum transmitidas pelo mar poluído são as gastroenterites, que podem ser causadas por bactérias ou protozoários, como as amebas, ou por vírus, como o rotavírus e o norovírus. Esses micro-organismos entram no corpo em contato com a água contaminada e pode desencadear vômito, diarreia, cólicas, febre e até sangue nas fezes.
A Ponta d’Areia
A Ponta d'Areia é uma praia que tem cerca de 2,5 km de extensão entre o ponto arenoso Tia Maria e a Baía de São Marcos. É banhada pela Baía de São Marcos no interior do Golfão Maranhense no Oceano Atlântico. Está a uma distância de 4 km do centro urbano de São Luís, e fica muito próxima a Lagoa da Jansen. Atualmente, se encontra em quase toda a sua extensão com placas de avisos sobre os índices altíssimos de coliformes fecais, que estão acima do permitido.
SAIBA MAIS
Pontos impróprios para o banho, segundo laudo
Praia da Ponta d’ Areia - Ao lado do Forte Santo Antonio
Praia da Ponta d’ Areia - Atrás do Hotel Praia Mar
Praia da Ponta d’ Areia - Atrás do Bar do Dodô
Praia da Ponta d’ Areia - Em frente à Praça de Apoio ao Banhista
Praia da Ponta d’ Areia - Em frente ao Edifício Herbene Regadas
Praia da Ponta d’ Areia - Em frente ao Hotel Brisa Mar I
Praia de São Marcos - Em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s
Praia de São Marcos - Em frente à Barraca da Marcela
Praia de São Marcos - Em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar
Praia de São Marcos - Em frente ao Ipem e ao Bar Kalamazoo
Praia de São Marcos - Foz do Rio Calhau I
Praia do Calhau - À direita da elevatória II da Caema
Praia do Calhau - Em frente à Pousada Tambaú
Praia do Calhau Em frente ao Bar Malibu
Praia do Olho d’Água - A direita da Elevatória Pimenta
Praia do Olho d’Água - À direita da Elevatória Iemanjá II
Praia do Meio - Em frente ao Bar do Capiau I
Praia do Meio - Em frente ao Bar da Praia
Praia do Araçagi - Em frente ao Fatima’s Bar
Praia do Araçagi - Em frente ao Bar Novo Point
Praia do Araçagi - Em frente ao Bar do Isaac
Saiba Mais
- Água de esgoto escorre em via na Ponta do Farol
- Esgotos e buracos prejudicam tráfego na área do Vinhais
- Jacaré é visto tomando banho de esgoto no Vinhais
- IBGE: 35,7% dos brasileiros vive sem esgoto, mas 79,9% já tem acesso à internet
- Tratamento de esgotos de São Luís é discutido por órgãos em audiência
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.