Cidades | CULTURA

Museu da Gastronomia Maranhense realiza primeira oficina de culinária local

Curso acontece hoje e amanhã, com aulas ministradas por chef do Senac; 20 vagas serão disponibilizadas e inscrições devem ser feitas via e-mail
08/07/2019 às 00h00
Museu da Gastronomia Maranhense realiza primeira oficina de culinária localProposta do espaço é oferecer ao visitante uma experiência inesquecível pelos sabores da culinária local (Divulgação)

O Museu da Gastronomia Maranhense, localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico, tem recebido visitantes que se encantam ao conhecer um pouco mais da história da culinária do Maranhão e dos elementos que a compõem. No local funciona ainda o Centro de Capacitação em Culinária Típica, onde serão promovidas oficinas de gastronomia, sendo que a primeira terá início nesta segunda-feira (8), tendo o milho como ingrediente principal. A capacitação será ministrada por um chef do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e as inscrições devem ser feitas via e-mail.

As impressões obtidas pela turista paraibana ao visitar o Museu da Gastronomia Maranhense são as mesmas que suscitaram na maranhense Joana Amélia Medeiros, 55 anos, o desejo de revisitar o contexto de sua própria história de vida quando a cozinha de seus pais era o principal recanto de sua casa na infância.

“O pirulito de tabuleiro, tão apreciado na nossa infância; os pregoeiros vendendo seus produtos pelas ruas da cidade, a farinha d'água, o óleo de babaçu, a vinagreira, todos muito bem representados aqui no museu, são elementos tão fortes da nossa cultura culinária que nos faz rememorar momentos vividos e que guardamos dentro de nós com muito carinho. Poder revisitar todos esses elementos aqui no museu foi uma experiência maravilhosa para mim”, disse Medeiros.

A proposta do espaço, que já recebeu um grande número de visitantes nos primeiros dias de funcionamento, é contar a história da culinária maranhense aos visitantes locais e a turistas e ser local permanente de capacitação na área da gastronomia.

No total, serão disponibilizadas 20 vagas. As inscrições poderão ser feitas somente através do e-mail qualidade1.setur@hotmail.com. Para tornar a inscrição válida, deverão constar no assunto do e-mail 'Oficina - Sabores da Terra'. No corpo do e-mail, devem conter os seguintes dados: nome completo; CPF e telefone para contato. Não serão realizadas inscrições presenciais no Museu da Gastronomia do Maranhão.

O museu ocupa um casarão colonial da Rua da Estrela, amplamente restaurado para contar a história da culinária maranhense aos visitantes locais e a turistas, que poderão se deleitar com os sabores regionais e apreciar todos os elementos que compõem a cozinha de raiz da culinária maranhense. Na oportunidade, será repassada aos participantes a história gastronômica de São Luís, contada por monitores do próprio Museu, onde ocorrerão as aulas, além da teoria e prática da feitura de alimentos como o manuê, canjica e pamonha.

Experiência

A proposta do espaço é oferecer ao visitante uma experiência inesquecível pelos sabores da culinária local, que encanta com o olhar e com o paladar, porque é forte, marcante e nobre sem ser sofisticada. Como cidade patrimônio cultural da humanidade, São Luís é detentora de um imenso valor cultural e seus pratos típicos integram esse conjunto de elementos que fazem da capital maranhense única nesse aspecto.

Tendo como base da sua composição principalmente peixes, mariscos, moluscos e outros frutos do mar, além de uma variedade de produtos naturais, a culinária maranhense será o foco no Museu da Gastronomia Maranhense para proporcionar ao visitante um mergulho pela cultura local através de seus sabores mais genuínos e da singularidade da preparação de suas iguarias.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte