Copa América

Brasil busca seu nono título diante do Peru, no Maracanã

Depois de crescer de produção na competição, principalmente após bater a Argentina, a Seleção Brasileira faz, neste domingo (7), no Maracanã, a decisão da Copa América diante do Peru

Gazetapress

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Alisson, goleiro do Brasil, ainda não sofreu gols na competição
Alisson, goleiro do Brasil, ainda não sofreu gols na competição (ALISSON SELEÇÃO )

Rio de Janeiro - A Seleção Brasileira fará a grande decisão da Copa América neste domingo, às 17h(de Brasília), quando duela com o Peru no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), Trata-se de um reencontro pois na fase de grupos ambos duelaram e o Brasil atropelou com uma goleada de 5 a 0. Porém, muita coisa mudou daquele jogo para cá. A confiança dos canarinhos aumentou inclusive por conta dos 2 a 0 aplicados na Argentina nas semifinais. Os peruanos, porém, progrediram de maneira ainda mais assustadora, despachando o Uruguai nas quartas de final nos pênaltis e detonando o Chile nas semifinais por 3 a 0.

Os jogadores brasileiros esperam um rival completamente diferente daquele da fase de grupos. “O Peru foi surpreendido naquele jogo pois conseguimos abriri uma grande vantagem no primeiro tempo. Mas eles mostraram que o progresso deles foi grande e nas semifinais abriram uma boa vantagem em relação ao Chile. Vamos encontrar muitas dificuldades, pois se trata de uma decisão”, disse o atacante Everton.

O progresso peruano é enaltecido inclusive pelo técnico argentino Ricardo Gareca, que tem a seleção do Peru nas mãos. “Conseguimos nos sobrepor na competição mesmo após aquele péssimo resultado diante do Brasil, que gerou grandes críticas. Já passamos por momentos difíceis. Chegamos à final eu acredito, pelo nosso próprio mérito. E queremos conquistar o título”, disse Gareca.

Tite, comandante brasileiro, prefere valorizar e apostar na união de seu grupo. “Temos um time muito unido e os jogadores cantaram que estavam juntos na final após o jogo contra a Argentina. Estou fazendo o relato por essa consciência e aí faço complemento. Grande equipe é feita com cabeça. Corpo só responde aquilo que estiver mentalmente forte. Estamos conseguindo dar uma boa resposta em campo e espero que a gente consiga ter um grande desempenho na decisão”, ‘disse Tite.

A Seleção Brasileira tem uma dúvida na lateral esquerda, onde Alex Sandro deve ser titular por conta de Filipe Luís ainda estar se recuperando de dores na coxa direita.

Pelo lado do Peru, Gareca ainda não sabe se poderá contar com o atacante Edison Flores, que reclama de dores no tornozelo direito. Christofer Gonzáles está de sobreaviso.

Caso a partida deste domingo termine empatada no tempo regulamentar, acontecerá uma prorrogação de trinta minutos. Persistindo a igualdade no tempo extra, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.

FICHA TÉCNICA

BRASIL X PERU

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de julho de 2019 (Domingo)
Horário: 17h(de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)

BRASIL: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Filipe Luís); Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Everton, Roberto Firmino e Gabriel Jesus
Técnico: Tite

PERU: Pedro Gallese, Luis Advíncula, Carlos Zambrano, Luis Abram e Miguel Trauco; Yoshimar Yotún, André Carrillo, Renato Tapia e Christian Cueva; Edison Flores (Christofer Gonzáles) e Paolo Guerrero
Técnico: Ricardo Gareca

Títulos da Copa América por país

URUGUAI: 15

ARGENTINA: 14

BRASIL: 8

CHILE: 2

PARAGUAI: 2

PERU: 2

COLÔMBIA: 1

BOLÍVIA: 1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.