Luso-Brasileiro

Festança junina reúne compatriotas lusitanos no Convento das Mercês

Evento aconteceu no Convento das Mercês e brindou o público que integra o Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte 2019; a programação da noite junina incluiu apresentações de grupos de bumba meu boi e dança portuguesa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Integrantes das Comunidades Portuguesas do Norte em evento no Convento das Mercês ( Desterro)
Integrantes das Comunidades Portuguesas do Norte em evento no Convento das Mercês ( Desterro) (De Jesus)

SÃO LUÍS - Uma grande festa junina marcou a programação cultural da terceira edição do Encontro das Comunidades Portuguesas do Norte, na noite da última quinta-feira, no Convento das Mercês (Desterro). O evento reuniu representantes dos estados do Acre, Roraima, Amapá, Pará, Amazonas e Maranhão.

Segundo Júlio Moreira Gomes Filho, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, o Encontro, que começou dia 26 e será encerrado hoje, é um sucesso, principalmente por reunir, pela primeira vez, os representantes estaduais das comunidades que compõem a jurisdição do Vice-Consulado de Belém.

“Era algo que, até então, não tínhamos conseguido, pois sempre registrávamos alguma ausência. E isto mostra o prestígio e a força do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão. Participam pelo menos 30 visitantes”, disse Júlio Moreira Gomes Filho.

A programação da noite junina incluiu apresentações de grupos de bumba meu boi e dança portuguesa. Entre os de bumba meu boi, marcou presença o Boi de Maracanã, sotaque de matraca, que chamou bastante a atenção dos visitantes. A Banda do Bom Menino também fez uma apresentação especial para saudar os convidados. O Encontro começou com um jantar de boas-vindas, oferecido no restaurante Coco Bambu, onde foram proferidos os discursos das autoridades.

Passeio turístico

No dia seguinte, os participantes foram brindados com um city tour por São Luís. Ontem e hoje, a programação prossegue com um passeio turístico pela região de Lençóis Maranhenses. O evento conta com a presença da nova vice-consulesa de Portugal no Estado do Pará, Maria Fernanda Granja, e do vice-cônsul honorário de Portugal em São Luís, Abraão Freitas Valinhas.

O Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, fundado em 2005, constitui-se como uma associação sem fins lucrativos que congrega as entidades portuguesas no estado, com o fim de representar os portugueses naturalizados no Brasil e as pessoas lusodescentes ou brasileiras que se identificam com as tradições e manifestações lusitanas.

A associação, que também tem parceria com a Fundação da Memória Republicana, sediada no Convento das Mercês, tem como principais finalidades contribuir para a promoção integral da pessoa humana, despertando a consciência pelos direitos e deveres dos cidadãos portugueses, de seus descendentes e demais sócios, em clima de harmonia e respeito.

Além disso, busca implementar ações visando a melhoria das condições de vida dos sócios da comunidade, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de atividades sociais e desportivas e, ainda, ao encaminhamento de sugestões e reivindicações sobre os serviços públicos às autoridades competentes. É seu objetivo também promover e difundir a cultura portuguesa por meio de círculos de estudos, cursos, conferências, dentre outras atividades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.