Data celebrada

Centenário de Luiz Muniz é marcado por homenagens em Santa Inês

Um dos fundadores do município, o empresário e político que marcou a história daquela cidade ganhou um busto e uma avenida com seu nome

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
A programação do evento foi marcada pela inauguração da Avenida Luiz Muniz e de um busto
A programação do evento foi marcada pela inauguração da Avenida Luiz Muniz e de um busto (Divulgação)

SÃO LUÍS - O centenário de nascimento do empresário Luiz Muniz da Silva, um dos fundadores do município de Santa Inês, foi marcado por grande festa naquela cidade. Além de uma sessão solene na Câmara de Vereadores, proposta pelo vereador e vice-presidente, Orlando Mendes (sobrinho do homenageado) a programação foi marcada pela inauguração da Avenida Luiz Muniz e de um busto, entregues na presença de suas irmãs, Zilda Muniz e Raimunda Muniz, bem como de diversas autoridades e empresários da região, entre eles, a prefeita do município, Vianey Bringel, o ex-prefeito, Valdivino Cabral, secretário municipal Aldoniro Muniz, e os empresários João Rolim e Fernando Antônio.

A Avenida Luiz Muniz foi revitalizada como parte do projeto “Adote uma Praça”, de acordo com a Lei Municipal 565/2017, de autoria do vereador Orlando Mendes, tendo como parceiros do projeto as empresas Hotel Muniz, Agronor, Laboratório Muniz e Universidade Ceuma. Participaram da solenidade alguns familiares vindos do Ceará, Minas Gerais, Piauí e os filhos do homenageado: o médico cardiologista Francisco Muniz Neto, o economista Aluízio Teixeira Muniz, o bancário José de Ribamar Oliveira Muniz, o bioquímico Alcino Teixeira Muniz e a pedagoga Arlete Muniz de Souza. O engenheiro civil Alberto Teixeira Muniz (in memoriam) foi representado pelo neto, Clauber Muniz.

“Esta solenidade em homenagem ao centenário de nascimento de meu pai, Luiz Muniz, é motivo de muita felicidade para todos nós, filhos e toda a família Muniz. A história dele confunde-se com a de Santa Inês. Um homem que deixou um legado e um exemplo para as gerações vindouras”, destacou Arlete Muniz, filha do homenageado.

Cargos

Além de empresário, Luiz Muniz da Silva exerceu vários cargos públicos. Em 1947, ele tornou-se vereador e presidente da Câmara, ocasião em que assumiu interinamente a Prefeitura Municipal de Pindaré. Foi subdelegado de polícia do povoado Colônia Pimentel (Pindaré), agente de Colônia Pimentel e juiz de casamentos, também do Distrito Pimentel, pertencente ao termo de Pindaré-Mirim, comarca de Viana.

Todas essas funções foram por ele exercidas durante a gestão do governador Sebastião Archer da Silva. Empresário de sucesso na região, no ano de 1959 passou a atuar no ramo da hotelaria, tornando-se figura ainda mais popular na região do Vale do Pindaré, pois inaugurou o Hotel Muniz, empreendimento pioneiro na região e que em 2019 completa 60 anos de atividades.

No Hotel Muniz, hospedaram-se figuras ilustres de diversas partes do Brasil, dentre elas, Luiz Gonzaga (o “rei do baião”), José Sarney (então governador do Maranhão), João Claudino (proprietário do Armazém Paraíba) e Waldick Soriano (cantor). Luiz Muniz morreu em 14 de janeiro de 1995, aos 76 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.