Geral | Saiba a razão

Conta de luz vai ficar mais cara em julho em todo país, segundo a Aneel

Aneel aprovou reajuste de 50% no valor da bandeira amarela e energia será mais cara, em mês típico da estação seca
O Estado MA28/06/2019 às 17h09
Conta de luz vai ficar mais cara em julho em todo país, segundo a AneelMudança de bandeira irá representar aumento de até 50% (Reprodução)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta sexta (28) que irá acionar bandeira amarela em julho. A medida representa cobrança adicional de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidor.

Segundo o órgão regulador, julho é 1 mês típico da estação seca nas áreas das principais bacias hidrográficas do sistema elétrico brasileiro. A tendência, nesse cenário, é que haja redução nos níveis dos principais reservatórios de água.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

A diminuição do volume nos reservatórios aumenta a possibilidade de as usinas hidrelétricas não produzirem a quantidade de energia estabelecida nos contratos. Para garantir que não faltará energia, são acionadas mais usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes. A geração é custeada com recursos das bandeiras.

Entenda como funciona o uso de bandeiras:

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte