Saiba a razão

Conta de luz vai ficar mais cara em julho em todo país, segundo a Aneel

Aneel aprovou reajuste de 50% no valor da bandeira amarela e energia será mais cara, em mês típico da estação seca

O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Mudança de bandeira irá representar aumento de até 50%
Mudança de bandeira irá representar aumento de até 50% (Conta)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou nesta sexta (28) que irá acionar bandeira amarela em julho. A medida representa cobrança adicional de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidor.

Segundo o órgão regulador, julho é 1 mês típico da estação seca nas áreas das principais bacias hidrográficas do sistema elétrico brasileiro. A tendência, nesse cenário, é que haja redução nos níveis dos principais reservatórios de água.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

A diminuição do volume nos reservatórios aumenta a possibilidade de as usinas hidrelétricas não produzirem a quantidade de energia estabelecida nos contratos. Para garantir que não faltará energia, são acionadas mais usinas termelétricas, que são mais caras e poluentes. A geração é custeada com recursos das bandeiras.

Entenda como funciona o uso de bandeiras:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.