Violência

Tensão em unidades da Funac da Ilha e do interior do Maranhão

Três atos criminosos já foram registrados este mês nos centros de internação; um dos últimos casos foi registrado no Centro de Juventude Sítio Nova Vida, em Paço do Lumiar

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24

O clima voltou a ficar tenso nas unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) do Maranhão. A polícia já registrou, somente este mês, três ocorrências de atos criminosos nos centros socioeducativos localizados na Ilha e no interior do estado. Um dos últimos casos ocorreu no sábado, 22. Segundo a polícia, pelo menos cinco internos do Centro de Juventude Sítio Nova Vida, em Paço do Lumiar, teriam violentado sexualmente um menor infrator e ainda tentaram matá-lo.

A ocorrência foi registrada no Plantão de Polícia Civil do Maiobão por agentes socioeducativos da Funac. Os monitores informaram que a ação criminosa ocorreu na tarde de sábado, 22, nas dependências do Centro de Juventude Sítio Nova Vida. Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia. Entre os acusados, dois já são maiores e foram identificados como Ricardo Costa Souza e Carlos Alessandro Serra da Silva, ambos de 20 anos.

Os menores foram ouvidos pela Polícia Civil e, logo após, foram reencaminhados à unidade, em Paço do Lumiar, enquanto os maiores foram levados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, permanecerão à disposição do Poder Judiciário. A polícia adiantou que eles responderão por homicídio na forma tentada e estupro.

Outras ocorrências

No domingo, 23, a polícia fazia diligências na Região Tocantina para localizar os internos que fugiram do Centro Socioeducativo de Internação Provisória Semear, no bairro Três Poderes, naquele município. Dezenove menores infratores dessa unidade conseguiram escapar na tarde de quinta-feira, 20. Só 10 deles foram recapturados pela polícia até o momento.

As buscas foram realizadas por militares, com apoio do helicóptero do Centro Tático Aéreo (CTA). A polícia informou que um agente socioeducativo da unidade foi abordado quando foi levar água para os internos. Ele foi dominado pelos adolescentes, que portavam chuço. Os outros monitores foram obrigados a abrir as celas e os adolescentes fugiram pela porta da frente.

Na rua, os infratores chegaram a correr sobre o telhado de residências do bairro. Também durante

a fuga, alguns dos adolescentes tomaram de assalto um veículo Onix e uma motocicleta, mas foram localizados e recapturados no bairro Parque Alvorada II, em Imperatriz.

De acordo com a polícia, a maioria dos fugitivos havia sido transferida da unidade da Funac do bairro Ouro Verde, em Imperatriz. Nessa unidade, ocorrera um motim na noite do dia 8 deste mês. Pelo menos 10 internos foram conduzidos para o plantão central e 14 chuços foram apreendidos. Os adolescentes estavam exaltados e atearam fogo em vários colchões e ameaçaram fugir. Só após a chegada da polícia que os ânimos dos internos foram contidos.

Saiba mais

A direção da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) informou que os internos da Unidade Socioeducativa de Internação do Vinhais José Leandro Louzeiro dos Santos, o Tartaruga; e Davi Vinícius Matos, o Barreto, ambos de 18 anos, em companhia de um outro menor infrator, de 17 anos, são acusados de violência sexual, ocorrido na noite do dia 8 de maio deste ano. As vítimas foram dois adolescentes da unidade.

Cronologia dos casos durante este mês

Dia 8: Motim na Unidade da Funac do bairro Ouro Verde, em Imperatriz

Dia 20: Fuga de 19 internos da Unidade da Funac do bairro Três Poderes, em Imperatriz

Dia 22: Ocorrência de estupro e tentativa de homicídio na Unidade da Funac do Sítio Nova Vida, em Paço do Lumiar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.