É São João!

São João do São Luís Shopping anima público e prossegue neste sábado (22)

Arraial indoor destacou Boi de Nina Rodrigues e o Cacuriá de Dona Teté; na programação de sábado tem quadrilha, dança portuguesa e Boi Barrica

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Boi de Nina Rodrigues, uma das atrações do São João do São Luís Shopping
Boi de Nina Rodrigues, uma das atrações do São João do São Luís Shopping

O segundo fim de semana do São João do São Luís Shopping, em parceria com o jornal O Estado, iniciou com muita animação na praça de eventos do segundo piso do shopping. A variedade de atrações agradou o público que lotou o espaço e seguiu os embalos dos grupos folclóricos que se apresentaram na noite.

A programação foi aberta com a apresentação da Quadrilha Caipira Moderna. O grupo da cidade de Mirador trouxe 36 integrantes, homenageando o cangaço e fazendo um casamento em cima do palco, contagiando o público com um misto de danças marcantes e muita encenação.

"Nossa apresentação é muito performática. Temos muitos momentos de encenação e uma coreografia marcante. Esperamos ter agradado a todos", disse Denis Santana, diretor do grupo.

Seguindo, o Cacuriá de Dona Teté trouxe muito "esfrega-esfrega" para o palco, como conta a sua principal representante, Rosa Reis. "São mais de 30 anos de grupo, e mais de 20 anos que eu faço parte. Temos sempre que nos reinventar e em 2019 estamos com muitas coreografias novas", conta a diretora do grupo.

Indias do Boi de Nina Rodrigues durante apresentação
Indias do Boi de Nina Rodrigues durante apresentação

Roupas com bastante cor, flores, fitas e muito rebolado ao som de clássicos do cacuriá, como as músicas "Jabuti", "A Cana" e "Gira Meu Balaio". O público, ao final, subiu ao palco e pode sentir um pouquinho do gosto de dançar cacuriá. "Eu amo cacuriá, sempre é a apresentação que mais gosto das festas juninas", disse Paula Brasil, estudante que aceitou o convite do grupo para dançar.

Por fim, o Boi de Nina Rodrigues trouxe suas toadas do sotaque de orquestra para o palco do São João do São Luís Shopping. O grupo neste ano esta fazendo uma homenagem para o tambor de crioula, e suas cores, indumentárias e coreografias remetem aquela que é, também, uma tradição popular maranhense.

"Nós, como um grupo folclórico consagrado, temos que valorizar tudo que é nosso. São 29 anos de Boi de Nina Rodrigues e em 2019 o Tambor de Crioula é nosso grande homenageado", frisou Concita Braga, diretora do Boi de Nina Rodrigues.

Cacuriá de Dona Teté animou o público no São João do São Luís Shopping
Cacuriá de Dona Teté animou o público no São João do São Luís Shopping


Arraial indoor
Trazer toda a magia das festas juninas para dentro dos shoppings tem se tornado uma tendência que agrada a muitas pessoas. Conceição Araújo, de 65 anos, contou a O Estado que esse formato de festança é muito mais agradável para quem já está na melhor idade.

"Eu fico tranquila, sei que estou segura e dentro de um ambiente agradável. Fora que a programação do São João do São Luís Shopping é muito diversificada, e eu amo isso", explicou a aposentada.

É a primeira vez que o jornal O Estado e o São Luís Shopping estão realizando um arraial indoor em parceria. O evento tem como principal intenção trazer mais conforto e segurança aos visitantes do shopping.

"Nós somos um shopping que carrega o nome da cidade e por esse motivo sentimos a obrigação de valorizar ainda mais a cultura local. Está sendo uma experiência incrível trazer a magia do São João para dentro das nossas instalações", declarou Igor Quartin, gerente de Marketing do São Luís Shopping.

A decoração junina está embelezando todo o shopping, com cenários pensados para o Instagram. "Queremos estar próximo do público que tanto curte as redes sociais. Montamos um espaço todo voltado para a família. Além da programação de atrações folclóricas, o arraial vai incluir brincadeiras, sorteios e esperamos proporcionar a melhor experiência de uma festa junina raiz para nossos clientes", frisou o gerente de marketing.

Bailarinos do Cacuriá de Dona Teté mostram malemolência
Bailarinos do Cacuriá de Dona Teté mostram malemolência


Programação
Sábado (22 de junho)

17h – Músicas juninas
18h – Dança Portuguesa Princesa de Lisboa
19h – Quadrilha Fogo Caipira
20h – Boi Barrica

Sexta-feira (28 de junho)
17h – Músicas juninas
18h – Cacuriá da Rogéria
19h – Quadrilha Flor do Sertão do Monte Castelo
20h – Boi de Axixá

Sábado (29 de junho)
17h – Músicas juninas
18h – Atividades Recreativas
19h – Cacuriá da Vila Goreth
20h – Boi Brilho da Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.