Ação criminosa

Polícia desarticula assalto a bancos e prende bandidos em operação

Operação policial resultou quatro militares feridos, três bandidos baleados e presos, dois carros perfurados a bala e uma viatura danificada por colidir em poste

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Gustavo de Jesus, Paulo Roberto e Marcos, presos durante operação
Gustavo de Jesus, Paulo Roberto e Marcos, presos durante operação (Assaltantes)

SÃO LUÍS - A polícia conseguiu desarticular um possível assalto a bancos na madrugada desta terça-feira, em São Luís. Nessa operação quatro militares saíram feridos, três bandidos baleados e presos, dois veículos crivados de balas e uma viatura da polícia danificada. A perseguição policial ocorreu na Vila Conceição do Alto do Calhau.

Os criminosos, segundo a polícia, pretendiam atacar agências bancárias na Ilha, já que com eles foram apreendidos bananas de dinamite, uma pistola Glock, carregadores, munições, dois ósculos de proteção, duas máscaras, dois protetores auriculares, um par de luva, alicate e chave de fenda.

Os presos foram Gustavo de Jesus Galeno Pinto, de 19 anos; Paulo Roberto Gomes Silva, de 35 anos, e Marcos Vinícius Alves Amorim, de 20 anos, este acusado de ter assassinado um dos vigilantes do Socorrinho do São Francisco, no ano passado. Ele também é suspeito de roubo qualificado, tráfico de droga e porte ilegal de arma de fogo.

Os militares feridos foram um tenente, dois soldados e o sargento José Lindemberg Alexandre Fernandes, que foi alvejado nas costas, mas estava utilizando colete balístico. Os policiais foram levados para um hospital na capital, mas não correm risco de morte.

Abordagem

O capitão Rawlyson, subcomandante do Batalhão Tiradentes, declarou que o trio criminoso estava em um veículo Onix preto, de placas QQN-9715, quando foi abordado pela guarnição, na Vila Conceição. Os bandidos não obedeceram a ordem de parada e houve, então, perseguição e troca de tiros. Durante o tiroteio, os bandidos foram alvejados e presos. O sargento também foi atingido, mas estava de colete balístico.

Os militares ao revistarem o carro dos criminosos encontraram material explosivo, arma de fogo, carregadores, munições e outros apetrechos utilizados em ações criminosos. Os detidos foram levados primeiramente ao hospital e em seguida apresentados na sede da Superintendência de Investigações Criminais (Seic), no Bairro de Fátima.

Capotamento

O capitão Rawlyson informou ainda que a viatura da corporação, que pretendia dar apoio aos outros policiais, acabou aquaplanando na Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades da Potiguar, capotou e colidiu em seguida em um poste de iluminação pública. O veículo sofreu danos materiais, principalmente, na frente. Os militares ficaram presos nas ferragens e foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.