Segurança

Cemar fiscaliza fiação elétrica de espaços juninos em São Luís

Medida de segurança é uma ação preventiva realizada pela companhia, a fim de evitar qualquer transtorno maior durante as apresentações dos grupos folclóricos

Emmanuel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
Funcionários da Cemar vistoria a fiação elétrica do arraial da Nauro Machado
Funcionários da Cemar vistoria a fiação elétrica do arraial da Nauro Machado (Vistoria)

SÃO LUÍS - Para que o período de festas juninas seja tranquilo nos diversos arraiais espalhados por São Luís, foram realizadas ontem (18), por uma equipe de segurança da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), vistorias nas fiações das estruturas montadas em diversos pontos da cidade, com o objetivo de averiguar se as medidas preventivas de segurança estão sendo obedecidas.

Essas visitas fazem parte das ações preventivas para o período junino no Maranhão. O principal objetivo das visitas é reforçar as orientações sobre como prevenir acidentes com a rede de energia elétrica e garantir o fornecimento de energia com a máxima continuidade e segurança.

Na ocasião, os técnicos de segurança Johnathan Taveira e Victor Paradela checaram todas as fiações elétricas dos palcos principais, palcos de apresentação de dança e altura das estruturas em áreas que possuem redes de energia, como no bairro João Paulo.

“O objetivo dessa revista é evitar que algum grande problema aconteça durante as apresentações, como cabos danificados que podem gerar curto, incêndio ou demais hipóteses”, explica Johnathan Taveira.

Na ação, uma das principais ações, será a verificação das instalações elétricas das barracas, se estão de acordo com os padrões técnicos da ABNT. Para quem precisa fazer ligações provisórias para montagem de palcos, sons e similares que necessitam de uma carga maior de energia é importante que procure as agências de atendimento da Cemar com antecedência e solicite o serviço, para garantir uma festa alegre e com segurança.

“Ainda não tivemos nenhuma irregularidade registrada. Caso isso aconteça, o responsável será encaminhado à Cemar para assinar um termo de compromisso e, após isso, deve estar de acordo com as normas em prazo a ser estipulado”, frisa o técnico Johnathan Taveira. Nas visitas técnicas, a Cemar inspecionou os arraiais da Maria Aragão, Nauro Machado, Anjo da Guarda, João Paulo e Vila Palmeira.

Locais vistoriados
• Maria Aragão
• Praça Nauro Machado
• João Paulo
• Anjo da Guarda
• Vila Palmeira

Principais ações
• Inspeção de Segurança na altura das estruturas, para não haver contato com os fios de alta ou média tensão;
• Notificar os responsáveis sobre as não conformidades constatadas nas inspeções e recomendar as medidas corretivas;
• Informar a área técnica da Cemar quanto à necessidade de implementação de medidas de controle dos riscos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.