Novidade

Invento para alimentar os pets automaticamente

Inovação permitirá que donos de animais programem dia, horário e quantidade de alimentos e monitorem pela internet a alimentação de seus animais de estimação; criação é do estudante Bismarque de Sousa, de Imperatriz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h24
SmartFeeder, aparelho alimentador completo que tem autonomia própria para os pets
SmartFeeder, aparelho alimentador completo que tem autonomia própria para os pets (invento pet alimentação)

Longe dos efeitos da instabilidade econômica, o mercado pet movimentou R$ 20,3 bilhões em 2017, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (AbinPet). O segmento Pet Care, que contempla equipamentos, produtos de higiene e beleza animal, representou 7,9% do faturamento, ficando atrás apenas de serviços e alimentos dos animais.

Com a vida cada vez mais cheia de compromissos, a tendência é que o mercado continue injetando novidades para atender aos anseios dos donos de animais de estimação e às necessidades de seus pets, e fazendo crescer ainda mais o setor.

Foi o que aconteceu com Bismarque de Sousa, 29 anos, estudante de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras em Imperatriz. Ao precisar se ausentar de casa por conta de uma viagem, ele se viu sem alternativas para alimentar seus dois cachorros. Teve então a ideia de produzir um alimentador que programasse as refeições enquanto estivesse fora. “A criação do alimentador surgiu da necessidade de alimentar meus animais enquanto estava fora. Resolvi criar uma ferramenta que me ajudasse nisso”. Foi aí que surgiu o SmartFeeder, um alimentador completo que tem autonomia própria para os pets.

Entre a ideia e a execução, Bismarque aproveitou a disciplina de Desenvolvimento de Produto para colocar em prática o objetivo de oferecer aos animais maior conforto e, aos donos, mais tranquilidade em períodos curtos de ausência.

O Alimentador possui um sistema automático que permite programar datas, horários, quantidade de ração e água para dois animais ao mesmo tempo por até sete dias. É possível, ainda, fazer o monitoramento da ferramenta por meio da internet.

Entre as vantagens do aparelho estão a possibilidade de quantidades mais exatas de ração, horários fixos na alimentação do pet. “Isso reflete em uma vida mais saudável para o animal e consequentemente em economia para o dono. No meu caso, estimo uma economia de mais de R$1 mil ao ano, só economizando com ração, além da comodidade no dia a dia”, justifica.

Bismarque ainda completa que o diferencial de seu produto é que não haverá mais necessidade de comprar dois dosadores convencionais e um bebedouro, sem contar que o sistema de água do produto, segundo ele, circula água a cada ciclo para evitar formação de lodo no tanque.

Protótipo
O protótipo foi apresentado durante a Feira de Desenvolvimento de Produto da Faculdade Pitágoras realizada em um shopping na cidade de Imperatriz e despertou interesse de empresários do setor pet e do agronegócio. Agora, ele trabalha na montagem de um protótipo ainda mais funcional e compacto, para uma possível apresentação do modelo no programa Universitário Empreendedor do Santander, em que está participando de uma das etapas.
“Atualmente, estamos também na etapa de um protótipo validado e em processo de patenteamento”, comemora Bismarque, que tem um protótipo funcionando em casa desde o ano passado.

Mercado aquecido
Com a mudança de comportamento dos donos de animais de estimação que passaram a considerar os seus pets um membro da família, o mercado voltado para os bichos de estimação seguiu aquecido mesmo com a recessão vivida no Brasil.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, o Brasil é o quarto maior país do mundo em população de animais de estimação, alcançando 132,4 milhões de pets, registrando desse total 55 milhões de cães e 22 milhões de gatos sendo criados no país. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.